EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Correspondência do Pe. Ronaipe

Caros irmãos, Estou caminhando para o fim do segundo semestre do curso de administração educacional. Minhas aulas têm sido: Liderança no processo de construção de projeto curricular, supervisão de processo ensino-aprendizagem e administração de recursos humanos. Durante essa etapa pude adquirir uma visão mais clara e ampla da estrutura, da história e da cultura educacional nos Estados Unidos. Durante o verão começarei nova etapa do curso estudando matérias mais focadas no ensino superior e na proposta educativa católica. Nesse período terei oportunidade de participar do congresso anual do Instituto de Administradores de Universidades e Faculdades Católicas dos USA.

Escrevo aos irmãos da Inspetoria para partilhar outro aspecto que marca minha experiência em Boston. O Espírito Santo suscitou ao longo da história da Igreja variedade de dons e de grupos para o serviço da comunidade eclesial. Ordens, congregações, associações e movimentos apostólicos foram e são suscitados para o enriquecimento da comunidade apostólica e crescimento do Reino. Neste sentido, tem-me sido bastante enriquecedora a convivência e o conhecimento de outras congregações religiosas aqui nos EUA. Com os padres maristas com quem moro, tenho descoberto mais de sua história, carisma, missão e espiritualidade. No começo de março tivemos o intervalo da primavera. Após ter deixado os trabalhos prontos, fui para Nova Iorque, por alguns dias, e lá fiquei hospedado na escola dos irmãos maristas, no Queens. Foi outro momento muito enriquecedor poder conhecer a escola de ensino médio com 1500 alunos que eles dirigem e animam. Visitei salas, dependências, pude conversar com os irmãos sobre a história da escola, a organização e estrutura da mesma, a animação pastoral e presenciei o fragoroso vai e vem de jovens em seus afazeres escolares. Por fim, tenho aprendido também com a experiência de estudo com os jesuítas. Destaco a atenção que eles têm com a formação de seus educadores na espiritualidade e tradição pedagógica inaciana. Vários colegas de curso ensinam em escolas jesuítas e o Boston College oferece vários cursos sobre a proposta educativa e a espiritualidade da congregação.

Mais uma vez agradeço por esta oportunidade a mim concedida pela Inspetoria. Desejo a todos uma rica e abençoada celebração de Semana Santa culminando na festa do Tríduo da Ressurreição do Senhor! Abraço a todos, Pe. Ronaipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀