EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Convivência Fraterna

“Dom Bosco queria que em seus ambiente cada qual se sentisse em casa. A casa salesiana torna-se torna-se uma família quando o afeto é correspondido e todos, irmãos e jovens se sentem acolhidos e responsáveis pelo bem comum” (C 16). A comunidade favorece ainda mais a criar um ambiente nesse estilo quando proporciona momentos de fraternidade e de encontro entre os irmãos. Momentos de conhecimento, de entrosamento, de profundidade, de amizade, são responsáveis por favorecer um verdadeiro clima familiar entre todos.Tendo em vista um modelo, a comunidade de Valdocco, que sob a guia de Dom Bosco foi verdadeira escola de santidade, nós salesianos intentamos criar um local semelhante em cada lugar que estamos, com os irmãos que Deus nos colocou ao lado para viver e trabalhar.

Nessa mesma perspectiva, a comunidade do Centro Salesiano de Formação (CESAF) foi agraciada com um momento mais intenso de convivência, a que chamamos convivência fraterna, ocorrida no Domingo, dia 10 de fevereiro, no sítio do Colégio Dom Bosco, de Manaus. O início foi no sábado à noite com uma noite cultural em que cada equipe de animação da comunidade ficou responsável por um número: a equipe Litúrgica apresentou a peça Escolinha de Samurai, a equipe Comunicação-Missionário o esquete “Assalto à gramática” e a equipe Esportivo-cultural ficou responsável pela animação e apresentação do evento. Ainda à noite, aconteceu as premiações surpresas feitas pelo Pe. João que consistia em perguntas sobre a Igreja, a congregação e conhecimentos gerais. A noite cultural terminou com a “Boa-Noite” do diretor. No dia seguinte, Domingo, pela manhã, foi celebrado a Eucaristia do 1º Domingo da Quaresma, seguida de um café da manhã. Pela  manhã, houve um torneio de duas modalidades esportivas: futebol e voleibol. Ao meio dia foi servido o almoço e por volta das quatro da tarde o retorno para casa.

Tal atividade marca o início da vida normal da comunidade de formação com a volta às aulas, hoje, dia 11 de fevereiro. O artigo dezesseis das Constituições Salesianas dizem no último parágrafo que “ esse testemunho desperta nos jovens o desejo de conhecer e seguir a vocação salesiana”, desde que o clima de confiança, de perdão sejam o tom de uma vocação alegre que sabe compartilhar e relacionar-se não tanto pelas leis quanto pelo movimento do coração e da fé. Que nossas comunidades sejam ambientes e testemunhos para o despertar vocacional dos jovens que nos rodeiam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀