EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Convivência Vocacional em São Gabriel da Cachoeira

A Convivência Vocacional reuniu 16 jovens indígenas das cidades de Santa Isabel, São Gabriel, Taracuá e Iauareté. Foram dias muito agradáveis e bastante participativos.


Os dois missionários salesianos Carlos Eduardo e Giordano Cássio se empenharam nestes dias. O Pe. José Maria (Diretor da Missão de São Gabriel) acompanhou e ajudou na organização. E mais, o salesiano Indalécio Matos (assistente) que veio acompanhando os jovens de Iauareté deu sua contribuição.


Temas pertinentes foram apresentados aos jovens. Trabalhando o “Eu”; A Importância da Auto-Biografia; Projeto de Vida e Liderança. Inúmeros momentos de trabalho individual e em grupo, partilha de vida e muitas outras atividades aconteceram nestes dias.



No dia três pela manhã, os missionários Eduardo e Giordano trabalharam respectivamente os temas: Trabalhando o “Eu” e a Importância da Autobiografia. O vice-inspetor dos Salesianos da Amazônia, Pe. Francisco Alves (Chicão) se fez presente neste encontro e à tarde trabalhou a temática do Projeto de Vida, tendo também durante os dias que permaneceu um momento individual com cada jovem.



E no dia quatro, o Pe. José Maria (Zema) trabalhou a liderança juvenil. Os vocacionados em grupos organizaram um projeto pastoral para aplicar nas suas comunidades. O pós-noviço salesiano Giordano refletiu com os jovens sobre a vocação e a vocação salesiana. E o final do dia foi marcado pela grande Noite Cultural cujo tema era “Maria na Vida e na Missão dos Povos na Amazônia”, onde muitos dons foram apresentados: desenhos, músicas, danças, teatro e muitas brincadeiras. Foi uma noite bem salesiana.



No dia seguinte, tivemos um retiro que foi pregado por D. Walter Ivan (bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira) com o tema “Avancem para as águas mais profundas”, depois um tempo para o deserto. Encerrou-se a manhã com a Eucaristia, antecedida de um momento penitencial e confissões.



Ainda tivemos a avaliação da convivência e um momento de perguntas dos vocacionados aos salesianos presentes. Pe. Zema, Pe. Chicão, Ir. Evandro, S. Indalécio, S. Eduardo e S. Giordano responderam as dúvidas e curiosidades que os jovens traziam consigo. Fomos ao Centro Juvenil, onde os vocacionados se cansaram de jogar vôlei e futsal com a presença do S. Sandoval.



E pela manhã no dia seguinte o Ir. Gulli foi buscar os jovens de Iauareté para deixa-los na voadeira e enfrentar mais de dez horas de viagem de volta para casa. Os de Santa Isabel partiram no Tanaka V pela manhã também e os vocacionados de São Gabriel ajudaram na organização do ambiente.



Agradeçamos a Deus pela presença destes jovens que estão fazendo o seu discernimento vocacional. Rezemos pelas vocações autóctones. Que Dom Bosco e Maria Auxiliadora os ajude nesta longa jornada.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀