EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Convivência Vocacional em São Gabriel da Cachoeira

A Convivência Vocacional reuniu 16 jovens indígenas das cidades de Santa Isabel, São Gabriel, Taracuá e Iauareté. Foram dias muito agradáveis e bastante participativos.


Os dois missionários salesianos Carlos Eduardo e Giordano Cássio se empenharam nestes dias. O Pe. José Maria (Diretor da Missão de São Gabriel) acompanhou e ajudou na organização. E mais, o salesiano Indalécio Matos (assistente) que veio acompanhando os jovens de Iauareté deu sua contribuição.


Temas pertinentes foram apresentados aos jovens. Trabalhando o “Eu”; A Importância da Auto-Biografia; Projeto de Vida e Liderança. Inúmeros momentos de trabalho individual e em grupo, partilha de vida e muitas outras atividades aconteceram nestes dias.



No dia três pela manhã, os missionários Eduardo e Giordano trabalharam respectivamente os temas: Trabalhando o “Eu” e a Importância da Autobiografia. O vice-inspetor dos Salesianos da Amazônia, Pe. Francisco Alves (Chicão) se fez presente neste encontro e à tarde trabalhou a temática do Projeto de Vida, tendo também durante os dias que permaneceu um momento individual com cada jovem.



E no dia quatro, o Pe. José Maria (Zema) trabalhou a liderança juvenil. Os vocacionados em grupos organizaram um projeto pastoral para aplicar nas suas comunidades. O pós-noviço salesiano Giordano refletiu com os jovens sobre a vocação e a vocação salesiana. E o final do dia foi marcado pela grande Noite Cultural cujo tema era “Maria na Vida e na Missão dos Povos na Amazônia”, onde muitos dons foram apresentados: desenhos, músicas, danças, teatro e muitas brincadeiras. Foi uma noite bem salesiana.



No dia seguinte, tivemos um retiro que foi pregado por D. Walter Ivan (bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira) com o tema “Avancem para as águas mais profundas”, depois um tempo para o deserto. Encerrou-se a manhã com a Eucaristia, antecedida de um momento penitencial e confissões.



Ainda tivemos a avaliação da convivência e um momento de perguntas dos vocacionados aos salesianos presentes. Pe. Zema, Pe. Chicão, Ir. Evandro, S. Indalécio, S. Eduardo e S. Giordano responderam as dúvidas e curiosidades que os jovens traziam consigo. Fomos ao Centro Juvenil, onde os vocacionados se cansaram de jogar vôlei e futsal com a presença do S. Sandoval.



E pela manhã no dia seguinte o Ir. Gulli foi buscar os jovens de Iauareté para deixa-los na voadeira e enfrentar mais de dez horas de viagem de volta para casa. Os de Santa Isabel partiram no Tanaka V pela manhã também e os vocacionados de São Gabriel ajudaram na organização do ambiente.



Agradeçamos a Deus pela presença destes jovens que estão fazendo o seu discernimento vocacional. Rezemos pelas vocações autóctones. Que Dom Bosco e Maria Auxiliadora os ajude nesta longa jornada.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀