A Convivência Vocacional reuniu 16 jovens indígenas das cidades de Santa Isabel, São Gabriel, Taracuá e Iauareté. Foram dias muito agradáveis e bastante participativos.
Os dois missionários salesianos Carlos Eduardo e Giordano Cássio se empenharam nestes dias. O Pe. José Maria (Diretor da Missão de São Gabriel) acompanhou e ajudou na organização. E mais, o salesiano Indalécio Matos (assistente) que veio acompanhando os jovens de Iauareté deu sua contribuição.
Temas pertinentes foram apresentados aos jovens. Trabalhando o Eu; A Importância da Auto-Biografia; Projeto de Vida e Liderança. Inúmeros momentos de trabalho individual e em grupo, partilha de vida e muitas outras atividades aconteceram nestes dias.
No dia três pela manhã, os missionários Eduardo e Giordano trabalharam respectivamente os temas: Trabalhando o Eu e a Importância da Autobiografia. O vice-inspetor dos Salesianos da Amazônia, Pe. Francisco Alves (Chicão) se fez presente neste encontro e à tarde trabalhou a temática do Projeto de Vida, tendo também durante os dias que permaneceu um momento individual com cada jovem.
E no dia quatro, o Pe. José Maria (Zema) trabalhou a liderança juvenil. Os vocacionados em grupos organizaram um projeto pastoral para aplicar nas suas comunidades. O pós-noviço salesiano Giordano refletiu com os jovens sobre a vocação e a vocação salesiana. E o final do dia foi marcado pela grande Noite Cultural cujo tema era Maria na Vida e na Missão dos Povos na Amazônia, onde muitos dons foram apresentados: desenhos, músicas, danças, teatro e muitas brincadeiras. Foi uma noite bem salesiana.
No dia seguinte, tivemos um retiro que foi pregado por D. Walter Ivan (bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira) com o tema Avancem para as águas mais profundas, depois um tempo para o deserto. Encerrou-se a manhã com a Eucaristia, antecedida de um momento penitencial e confissões.
Ainda tivemos a avaliação da convivência e um momento de perguntas dos vocacionados aos salesianos presentes. Pe. Zema, Pe. Chicão, Ir. Evandro, S. Indalécio, S. Eduardo e S. Giordano responderam as dúvidas e curiosidades que os jovens traziam consigo. Fomos ao Centro Juvenil, onde os vocacionados se cansaram de jogar vôlei e futsal com a presença do S. Sandoval.
E pela manhã no dia seguinte o Ir. Gulli foi buscar os jovens de Iauareté para deixa-los na voadeira e enfrentar mais de dez horas de viagem de volta para casa. Os de Santa Isabel partiram no Tanaka V pela manhã também e os vocacionados de São Gabriel ajudaram na organização do ambiente.
Agradeçamos a Deus pela presença destes jovens que estão fazendo o seu discernimento vocacional. Rezemos pelas vocações autóctones. Que Dom Bosco e Maria Auxiliadora os ajude nesta longa jornada.