EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CONSELHO MISSIONÁRIO NACIONAL REALIZA SUA 27a. ASSEMBLÉIA


Aconteceu de 15 a 17 de novembro a 27ª Assembléia Geral do Conselho Missionário Nacional (COMINA), que teve como tema “Memória, Projeto e Seguimento: a Igreja Missionária da América Latina e do Caribe rumo à Conferência de Aparecida”. A Assembléia que contou com a particpaçào de 57 pessoas e foi realizada no Centro de Formação Missionária das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília. Teve como objetivo fazer memória da caminhada missionária da Igreja no Brasil, aprofundar o sentido e a prática do projeto missionário da Igreja e subsidiar a preparação para a V Conferência do CELAM em Aparecida, na perspectiva missionária.



Participaram do evento os membros da Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB, membros do Conselho Missionário Nacional, alguns bispos presidentes de Comissões da CNBB, Coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIRES), representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), representantes Conferência Nacional de Institutos Seculares, dos missionários leigos, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), representantes dos meios de comunicação missionários, congregações missionárias, teólogos, instituições acadêmicas missiológicas, membros das Santas Missões Populares, Fidei Donum, Comissão Especial para a Amazônia e representantes da Pastoral dos Brasileiros no Exterior… A Assembléia era formda por leigos, sacerdotes, religiosos, religiosas e bispos. Da ISMA, representando Congregações Missionárias, participou o padre Bira.



A 27ª. Assembléia Geral Nacional do COMINA reservou abundante espaço para a partilha de experiências, trabalhos em grupo, plenários, debates abertos, celebrações, programação e lazer comunitário, experiências de missionárias no Timor Leste, partilha de material, doação e venda de subsídios pastorais. Ao longo dos dias diversos assessores da CNBB se fizeram presentes para socializarem com os participantes, as iniciativas eclesiais de suas frentes de serviços: pastoral catequética, pastoral afro-brasileira, pastoral dos imigrantes no exterior (Europa, EUA, Japão), imprensa missionária etc.



No ato de abertura, Dom Odilo Scherer, Secretário Geral da CNBB, lembrou que o COMINA, como toda a Igreja, tem como missão contínua manter viva nos cristãos católicos, alegria da fé e o ardor da missionariedade. O Brasil – disse com entusiasmo – vive um momento de renovado fervor missionário “Ad gentes” e isso deve alimentar nos católicos a alegria do ser discípulo de Cristo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀