EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CONSELHO LOCAL DA AJS NO PARÁ RENOVA COMPROMISSOS

Por Pe Antônio Ribeiro (Pe Bira) –

O Conselho Local da Articulação da Juventude Salesiana (CLAJS) da Área do Pará participou, nesta manhã de 18 de agosto, de uma extraordinária reunião com a participação do delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Salesiana e da Ir. Jucélia, assessora da PJ representando as Irmãs Salesianas. O evento contou com a participação de alguns conselheiros da área de Manaus que deram um importante e estimulante testemunho.

Vários temas foram tratados nessa reunião como o aprofundamento da identidade da AJS, a necessidade de relançamento e promoção de melhor compreensão do Protagonismo Juvenil Salesiano, a importância da formação de novos líderes juvenis, a aprofundamento da espiritualidade juvenil Salesiana e o estudo sobre o associacionismo e suas exigências. São todos temas presentes na nova edição dos Princípios Norteadores da AJS no Brasil e no Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana.

Após ouvir inquietudes, problemas e desabafos dos jovens, os mesmos foram estimulados a olhar para frente com otimismo, suportando com esperança “as dores do parto da maturidade” do próprio protagonismo.

O delegado para a Pastoral Juvenil, Pe Bira, estimulou os jovens a zelarem pela comunhão carismática, a promoverem a articulação dos grupos juvenis, a cultivarem o hábito da comunicação e diálogo, a participarem ativamente da vida da Igreja local, da Família Salesiana e na Sociedade, a incrementarem o protagonismo juvenil buscando cada vez mais depender menos da liderança dos religiosos (e adultos), a continuarem no esforço pela promoção da autossustentabilidade, a irem em busca de novas fronteiras fazendo-se presentes em novos ambientes e a zelarem pela própria vida espiritual dando bom testemunho de vida Cristã.

Em sintonia com a Agenda da Pastoral Juvenil em nível Nacional, foram relembrados alguns importantes compromissos em diversos níveis: local, inspetorial e nacional para o ano 2017, como o lançamento e estudo da Cartilha Princípios Norteadores da AJS, na terceira Edição em Belém; a preparação e participação no Congresso Nacional da AJS, em Brasília; a promoção da Assembleia Local da AJS, em Belém; a participação no Congresso Inspetorial da AJS, em Manaus e a participação no Retiro Anual da AJS que ainda terá seu local definido.

A mensagem que ficou ao final do encontro foi a que “Em meio aos desafios da vida, é preciso cultivar uma atitude otimista!” fazendo-os lembrar, que os jovens hoje tem mais futuro do que passado; mais esperança do que problemas; mais conquistas a agradecer a Deus do que problemas a reclamar. E que os problemas devem ser visto como desafios, e que em tudo, é preciso discernimento, coragem, respeito, otimismo, alegria, esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀