EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CONSELHO LOCAL DA AJS NO PARÁ RENOVA COMPROMISSOS

Por Pe Antônio Ribeiro (Pe Bira) –

O Conselho Local da Articulação da Juventude Salesiana (CLAJS) da Área do Pará participou, nesta manhã de 18 de agosto, de uma extraordinária reunião com a participação do delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Salesiana e da Ir. Jucélia, assessora da PJ representando as Irmãs Salesianas. O evento contou com a participação de alguns conselheiros da área de Manaus que deram um importante e estimulante testemunho.

Vários temas foram tratados nessa reunião como o aprofundamento da identidade da AJS, a necessidade de relançamento e promoção de melhor compreensão do Protagonismo Juvenil Salesiano, a importância da formação de novos líderes juvenis, a aprofundamento da espiritualidade juvenil Salesiana e o estudo sobre o associacionismo e suas exigências. São todos temas presentes na nova edição dos Princípios Norteadores da AJS no Brasil e no Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana.

Após ouvir inquietudes, problemas e desabafos dos jovens, os mesmos foram estimulados a olhar para frente com otimismo, suportando com esperança “as dores do parto da maturidade” do próprio protagonismo.

O delegado para a Pastoral Juvenil, Pe Bira, estimulou os jovens a zelarem pela comunhão carismática, a promoverem a articulação dos grupos juvenis, a cultivarem o hábito da comunicação e diálogo, a participarem ativamente da vida da Igreja local, da Família Salesiana e na Sociedade, a incrementarem o protagonismo juvenil buscando cada vez mais depender menos da liderança dos religiosos (e adultos), a continuarem no esforço pela promoção da autossustentabilidade, a irem em busca de novas fronteiras fazendo-se presentes em novos ambientes e a zelarem pela própria vida espiritual dando bom testemunho de vida Cristã.

Em sintonia com a Agenda da Pastoral Juvenil em nível Nacional, foram relembrados alguns importantes compromissos em diversos níveis: local, inspetorial e nacional para o ano 2017, como o lançamento e estudo da Cartilha Princípios Norteadores da AJS, na terceira Edição em Belém; a preparação e participação no Congresso Nacional da AJS, em Brasília; a promoção da Assembleia Local da AJS, em Belém; a participação no Congresso Inspetorial da AJS, em Manaus e a participação no Retiro Anual da AJS que ainda terá seu local definido.

A mensagem que ficou ao final do encontro foi a que “Em meio aos desafios da vida, é preciso cultivar uma atitude otimista!” fazendo-os lembrar, que os jovens hoje tem mais futuro do que passado; mais esperança do que problemas; mais conquistas a agradecer a Deus do que problemas a reclamar. E que os problemas devem ser visto como desafios, e que em tudo, é preciso discernimento, coragem, respeito, otimismo, alegria, esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀