EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Conselheiro Geral parabeniza pelo novo portal

Queridos irmãos da Inspetoria de Manaus,

Me alegro com cada um de vocês porque renovam vossa página Web Institucional. Se trata de uma grande conquista que supõe uma nova mentalidade para os salesianos, as comunidades e as obras da Inspetoria.

Pe. Filiberto González               Conselheiro Geral para as Comunicações Sociais

Para uma Instituição renovar-se é questão de vida ou de morte. O mesmo se pode dizer da renovação de sua página, de sua imagem, da atualização da informação e dos modos de oferecê-la e de recebê-la. Antes se falava de “ter uma página web”, porque as páginas eram fixas, pesadas, rígidas. Hoje se fala, no entanto, de “estar dentro da web”, porque se trata de uma página interativa e, portanto, de um espaço cultural, social e pastoral onde habitam junto com os demais salesianos, os colaboradores e os jovens da missão salesiana. Alí onde se vive se cria cultura, se estabelecem relações e se educa e evangeliza os jovens. O papa Bento XVI em sua mensagem para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais do ano de 2009 afirmava: “Novas tecnologias, novas relações”, baseadas no respeito, no diálogo e na amizade.

Para os salesianos estar dentro da Web significa mudança de mentalidade. Se trata de viver nela junto com os jovens, porque os jovens vivem nela. A nós que não nascemos na Web nos chamamos turistas ou migrantes digitais, no entanto, os que nasceram nela e com uma mentalidade diferente da nossa os chamamos de “nativos digitais”. O papa Bento cunhou uma expressão para referir-se aos que entram e nela permanecem e, também, para quem nasceu neste novo espaço e, chamou a todos de “habitantes do Continente Digital”.

Nós salesianos somos chamados a mover-nos até onde se encontram os jovens para acompanhá-los em suas buscas por Deus, significa assim emigrar até os “novos pátios digitais”, estes espaços estão sobrecarregados de jovens que não tem quem lhes manifestem o amor de Deus. Esta que é a nossa missão, somente se pode realizar se estamos presentes, somente se estamos alí com eles, com novas modalidades de presença e novas linguagens. Sim os jovens habitam em seu novo continente, o espírito missionário que moveu a nosso Pai Dom Bosco a cruzar oceanos, nos moverá a cruzar fronteiras digitais, porque o que nos importa é que sejam educados e evangelizados, que conheçam a Deus e se sintam amados, que também ali sejam bons cristãos e honestos cidadãos.

Por outro lado uma página institucional mostra a razão de ser, a história, os valores que crê e professa, a missão, a identidade da Instituição. Uma página institucional é mais que fotografias, que documentos, que teorias e recursos acumulados. Tem seu fundamento nas pessoas que vivem, que encarnam os valores que crêem e professam. Mas além dos necessários detalhes técnicos estão as pessoas: os especialistas em Deus, na evangelização, na educação, na comunicação do amor de Deus aos jovens, preferencialmente aos mais necessitados. Esta página tem de refletir o melhor dos salesianos, o melhor dos colaboradores e da missão, o melhor dos jovens aos quais dedicamos a vida.

Felicidades à Inspetoria de Manaus pelo esforço de renovação da página Web Institucional que estou seguro refletirá a renovação da vida, da vocação, dos salesianos e leigos que compartilham do mesmo espírito e a mesma missão de Dom Bosco.

Maria Auxiliadora que inspirou a Dom Bosco em seu trabalho, seja para vós também Mãe, Mestra e Guia.

 

Pe. Filiberto González Plasencia, sdb

Conselheiro Geral para as Comunicações Sociais

1 comentário em “Conselheiro Geral parabeniza pelo novo portal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀