EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Conselheiro de Educação de Uberlândia visita diretoria do CDB

Manaus – O diretor geral do Colégio Dom Bosco (CDB), Padre Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira) e a diretora pedagógica, professora Maria Joana Grana Neves, receberam na tarde do dia 23, o membro do Conselho Consultivo de Educação de Uberlândia e professor universitário aposentado, Carlos Pedroso. A visita, solicitada pelo próprio conselheiro, teve por objetivo conhecer melhor a nova medida disciplinar adotada no colégio e que vem recebendo a simpatia tanto de pais quanto de alunos.

Carlos Pedroso, que está em férias na cidade de Manaus, teve conhecimento da metodologia através da matéria publicada no último domingo, dia 20, no jornal Amazonas Em Tempo. O assunto abordado despertou-lhe tanto interesse que o professor ligou para a escola e marcou um horário com o Padre Bira. “Quando li a matéria me encantei. Conheço o sistema preventivo de Dom Bosco, pois sou ex-aluno salesiano e sei o quanto isso foi importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional”, disse Carlos Pedroso.

A matéria publicada destacava o sistema disciplinar alternativo desenvolvido desde julho do ano passado e que consiste no cumprimento de medidas sócio-pedagógicas e educativas, de caráter cooperativo em vez da clássica suspensão, que deixa o aluno fora da sala de aula. A “punição” é aplicada com o consentimento da família e o estudante infrator, que permanece participando das aulas normalmente, freqüenta durante uma semana, no contraturno (horário em que não está estudando) atividades definidas pelo Setor de Orientação Disciplinar (SOD). Num primeiro momento ele participa de palestras proferidas pela Pastoral do colégio ou por um dos diretores. A palestra deve estar vinculada à falta cometida. O diretor do colégio, Padre Bira, resume o novo procedimento como “A suspensão da suspensão”.

“A tradicional suspensão, como medida disciplinar na escola, é experiência da ausência. Mas quem comete uma falta grave que a mereça conforme nossas Normas de Convivência é porque tem vazios morais, está eticamente fraco, ainda não assimilou suficientemente determinados valores. A melhor forma de ajudá-lo, não é suspender sua alimentação educativa, mas intensificá-la e fazê-lo passar por uma UTI pedagógica”, define o diretor.

O conselheiro aproveitou o encontro e fez uma entrevista para a rádio católica local com os diretores do CDB. Carlos Pedroso divide uma coluna no Jornal de Uberlândia com o Arcebispo Aloísio Roque Oppermann onde escreve textos sobre a Bíblia. A idéia dele é mostrar aos mineiros o modelo de suspensão adotado no CDB, evidenciando o sistema preventivo idealizado por Dom Bosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀