EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Conhecer Dom Bosco

Belém/PA – Falar de Dom Bosco sempre vai ser algo prazeroso e de profundo valor. Porém, quando se fala com amor, carinho e conhecimento, é claro que esse profundo valor se torna muito mais rico, aliás, uma riqueza de valor incalculável.

Conhecer a vida e obra de São João Bosco, fundador da congregação Salesiana, já que neste ano 2012 é para a Família Salesiana (FS) um ano dedicado à redescoberta e ao conhecimento da história de seu fundador, não é uma palestra, não é uma aula, não é um encontro. E, sim tudo isso que sacia e ao mesmo tempo aumenta ainda mais a sede por querer conhecer a vida e missão e principalmente o amor de Dom Bosco para com a juventude.

Para nós, a primeira Jornada – Conhecer Dom Bosco; contou com a presença especial da Professora Meire Botelho diretora executiva da faculdade Dom Bosco – Manaus, e sem dúvida uma das pessoas que tem um profundo conhecimento em salesianidade de nossa região, que com maestria, simplicidade e grande conhecimento apresentou-nos fatos já conhecidos e fatos novos da vida do pai e mestre da Juventude. Ela nos refez lembrar sua biografia, assim como nos apresentou aspectos importante da vida do santo educador – Dom Bosco e suas Memórias (Herança Espiritual e Pedagógica para a Família Salesiana). Deu-nos também horizonte quando nos falou da pedagogia Salesiana. Horizonte este aliado ao conhecimento da pedagogia com sua atuação prática, que clareou e enriqueceu nossa ação educativa com suas colocações sobre o educador salesiano, e assim, nos demonstrou de forma amorosa os – Aportes Pedagógicos e Pastorais da Pedagogia Salesiana.

E como na vida é preciso de sonhos, e na historia do profeta dos jovens estes estiveram sempre presente e norteou sua missão, o circuito de conhecimento conduzido pela professora Meire terminou com – Dom Bosco: Sonhos passados, sonhos presentes, sonhos futuros, onde a mesma nos fez um estudo em cima do sonho do Caramanchão de Rosas, motivando-nos assim como Dom Bosco a não desistir de nossa missão como educadores, como pessoas comprometidas com uma educação que resgate principalmente o acreditar nos jovens.

Mas o conhecer não parou somente neste encontro. A juventude salesiana este ano para saciar sua sede e sob diretriz dos responsáveis pela AJS-Pará adotou o livro “A corda Bamba e a certeza – o Santo Dom Bosco “ do Padre Mendonça como itinerário na colaboração desse conhecimento a cerca da vida de Dom Bosco. Todas as leituras, reflexões e atividades irão ter seu ápice no Retiro anual da AJS que acontece no mês de setembro. Será um forte momento de enriquecimento e partilha da vida daquele que tanto se doou em sua missão. E assim, inflamar nos jovens da AJS o desejo de conhecer, amar e imitar o Santo da juventude.

Toda a nossa ação hoje com a juventude nos remete a este propósito de fazer a vida de Dom Bosco cada vez mais conhecida pelos jovens. Que estes possam ter a certeza que tem um santo que foi um adulto, jovem, adolescente uma criança que sempre teve no seu coração a chama do amor, do zelo e favor daqueles que não tinha afeto, carinho esperança. Que a juventude possa ser semeadora deste carisma, portadora deste anúncio, do grande anuncio: Dai-me almas e ficai com o resto.
Este momento especial que vive a família Salesiana, a Igreja no Brasil, nos alimenta a certeza de que o carisma Salesiano necessita de colaboradores comprometidos e em especial da juventude, pois é por ela que até hoje esse forte carisma vive e se renova sem perder sua essência. Logo, é de urgente necessidade atender ao apelo do Reitor-Mor Padre Pascual Chávez: “Conhecendo e imitando Dom Bosco, façamos dos jovens a missão da nossa vida”.

Demmes Almeida – Ass/AJS-Pa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀