EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Congresso sobre Dom rua na história

Se realizou nos dias 28-31 de outubro na casa geral dos Salesianos em Roma, a Pisana, o Congresso Internacional: Dom Rua na história. Com 238 participantes de todo o mundo, especialmente 2 representantes de cada inspetoria convocados diretamente pelo próprio Reitor Mor.

A iniciativa pessoal do Reitor Mor em transformar o centenário da morte do primeiro sucessor de Dom Bosco em uma celebração que ultrapassasse a dimensão comemorativa e produzisse frutos concretos que iluminasse os passos da Congregação foi satisfatóriamente alcançada.

A importancia está em olhando para o passado valorizar nossa história, descobrindo assim nossa identidade no hoje do caminho salesiano, para poder projetar com segurança o futuro da missão herdada por Dom Bosco.

E por isso este Congresso não foi um simples momento de estudo, mas uma porta aberta para que toda a mentalidade dos salesianos possa ser renovada apartir deste estímulo histórico apresentado através desta figura extraordinária que é Dom Rua.

Somos provocados antes de tudo a transformar nosso modo de viver e trabalhar pelos jovens para que, mesmo com criatividade diante dos novos desafios, não deixemos de ter a fidelidade que inspirou Dom Rua a ser um outro Dom Bosco.

Somos chamados a superar o conhecimento superficial que temos do nosso carisma e da história da nossa congregação ou dos personagens que a compõem. Mas, superar chavões não significa somente adquirir novos conhecimentos intelectuais sobre determinado tema salesiano, e sim colocar-se em confronto com todas as possibilidades que este conhecimento e profundo traz consigo. Significa ir além da visão pietista que tão facilmente nós utilizamos para envolver em uma redoma de vidro nossos modelos de santidade e nossa própria história. Significa encontrar um Dom Bosco e um Dom Rua um pouco diferente daqueles que estamos acostumados a ver, mas muito mais verdadeiros e reais e por isso mesmo muito mais ricos de carisma e salesianidade a nos oferecer… sem falar na maior possibilidade de encontro com Deus que as suas experiências podem nos dar.

Este Congresso foi estimulante, inovador e esclarecedor. Como o próprio Pe. Pascual Chavez afirmou, foi um momento único na história da Congregação. E por isso mesmo não quer permanecer um evento estério e isolado, mas um pontapé inicial para uma continua renovação do nosso carisma e da nossa vida vocacional.

Como concluiu o Reitor Mor: “Somos chamados a fazer ao meio em tudo com Dom Bosco para conseguir nos transformarmos em tudo para Deus e para os jovens. Assim, o sonho de Dom Bosco continuará a realizar-se entre nós se, como Dom Rua, não vivermos que de Dom Bosco e para Dom Bosco.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀