Iniciou no dia 2 de janeiro de 2009, em Roma, na Aula Magna do Salesianum, o Congresso Internacional sobre o “Sistema Preventivo e os Direitos Humanos”, uma iniciativa promovida pelo Dicastério da Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana, mas sua organização técnica foi confiada ao VIS – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento.
O Congresso, que se concluirá no dia 06 de janeiro, conta com a participação de 350 pessoas de diversos grupos da Família Salesiana provenientes de todas as inspetorias do mundo. Na sua abertura, o Conselheiro para a Pastoral Juvenil, Pe. Fábio Atard, recordou as diversas justificativas de caráter histórico, carismático, eclesial e social, que motivaram essa importante iniciativa. Dom Bosco, com suas iniciativas pedagógicas em prol dos jovens mais pobres do seu tempo em Turim, foi um promotor da dignidade humana, defendendo e promovendo seus direitos. Esse evento quer ser uma continuação da importante reflexão pedagógica da Estréia 2008: “Educar com o Coração de Dom Bosco”.
Contudo, não se trata de um evento de caráter filosófico, teórico e especulativo com a pretensão de aprofundar o conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas sim é um fórum de caráter reflexivo sobre a prática pedagógica salesiana e sua direta relação com os direitos humanos. Sua metodologia, orientada pela Irmã Adair Sberga – FMA SP, muito estimula a partilha de reflexões em grupos, debates, troca de experiências e discernimento conjunto em vista de fazer um mapeamento de desafios e sugestões que possam ajudar a enriquecer a vivência do Sistema Preventivo no mundo nos seus mais variados contextos.
O Brasil está sendo representado por 12 pessoas dentre leigos e religiosos salesianos provenientes de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Manaus. Representam a ISMA o senhor Inácio Guedes, Valter Calheiros e o Padre Bira.