EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CONGRESSO INTERNACIONAL: “SISTEMA PREVENTIVO E DIREITOS HUMANOS” – I DIA

Iniciou no dia 2 de janeiro de 2009, em Roma, na Aula Magna do Salesianum, o Congresso Internacional sobre o “Sistema Preventivo e os Direitos Humanos”, uma iniciativa promovida pelo Dicastério da Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana, mas sua organização técnica foi confiada ao VIS – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento.

O Congresso, que se concluirá no dia 06 de janeiro, conta com a participação de 350 pessoas de diversos grupos da Família Salesiana provenientes de todas as inspetorias do mundo. Na sua abertura, o Conselheiro para a Pastoral Juvenil, Pe. Fábio Atard, recordou as diversas justificativas de caráter histórico, carismático, eclesial e social, que motivaram essa importante iniciativa. Dom Bosco, com suas iniciativas pedagógicas em prol dos jovens mais pobres do seu tempo em Turim, foi um promotor da dignidade humana, defendendo e promovendo seus direitos. Esse evento quer ser uma continuação da importante reflexão pedagógica da Estréia 2008: “Educar com o Coração de Dom Bosco”.

Contudo, não se trata de um evento de caráter filosófico, teórico e especulativo com a pretensão de aprofundar o conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas sim é um fórum de caráter reflexivo sobre a prática pedagógica salesiana e sua direta relação com os direitos humanos. Sua metodologia, orientada pela Irmã Adair Sberga – FMA SP, muito estimula a partilha de reflexões em grupos, debates, troca de experiências e discernimento conjunto em vista de fazer um mapeamento de desafios e sugestões que possam ajudar a enriquecer a vivência do Sistema Preventivo no mundo nos seus mais variados contextos.

O Brasil está sendo representado por 12 pessoas dentre leigos e religiosos salesianos provenientes de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Manaus. Representam a ISMA o senhor Inácio Guedes, Valter Calheiros e o Padre Bira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀