EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Congresso Internacional de Software Livre

Iniciou-se hoje, dia 21/10, o primeiro Congresso Internacional de Software Livre na Universidade Politécnica Salesiana (UPS) do Equador, cujo tema é a democratização do conhecimento. Este congresso foi proposto pelo então Conselheiro para a Comunicação Social, Pe. Tarcísio Scaramussa e seu secretário, Pe. Julián Fox, no encontro dos delegados de comunicação social, realizado em setembro de 2007, em São Paulo.

Este congresso vem de encontro ao que pede o CG26, através do Reitor-Mor, Pe. Pascual Chávez e seu conselho: “através do dicastério para a Comunicação Social avaliar a oportunidade de utilizar os sistemas livres e dar indicações a respeito às inspetorias”.

À pedido do Inspetor, Pe. Damásio, os leigos José Alves (Ilsinho), responsável pela informática no Centro Inspetorial e Delegado de Comunicação da ISMA juntamente com a Srta. Amanda Cunha do Colégio Dom Bosco de Manaus estão representando a ISMA com o objetivo de propor direcionamentos quanto a utilização de softwares livres a todas as obras da ISMA.

O congresso, por sinal muito bem organizado e transmitido via videoconferência para as sedes da UPS em Cuenca, Guayaquil e um outro auditório em Quito, teve início às 9:00 com as palavras do reitor da UPS, Pe. Luciano Bellini e do Pe. Filiberto González (conselheiro para a Comunicação Social). Pe. Filiberto enfatizou a necessidade da reflexão sobre o uso de softwares livres pela congregação, como pede o CG26.

A palestra inaugural foi proferida por Michel Bauwens da Fundación P2P Alternativas, em inglês com tradução simultânea para o espanhol, com o tema “Producción y consumo del conocimiento em la frontera del mundo digital”. Após breve intervalo, outros temas foram abordados como o tema exposto por Jesús Yzquierdo (Venezuela), “Nuevos escenarios de la producción del conocimiento”, onde foi enfatizada a necessidade da integração das informações e de acervos de bibliotecas, por exemplo, a fim de que o conhecimento possa ser disponibilizado de maneira mais ampla a quem o procura sem a necessidade de recorrer a lugares distintos para isso.

A parte da tarde, iniciada às 15:30, foi utilizada para a exposição de experiências do uso do software livre nos setores alternativos. Dentre os expositores estava presente o brasileiro Cláudio Machado do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que abordou o tema “Arquitetura de interoperabilidade e-Ping”, o qual trata da necessidade do governo brasileiro de promover a integração entre os diversos serviços eletrônicos disponibilizados em qualquer uma das “esferas” governamentais.

O primeiro dia foi encerrado com o lançamento do livro do Pe. Julián Fox intitulado “Las virtudes digitales” com uma introdução feita pelo Dr. Marco Fioretti seguida das palavras do Pe. Filiberto e de uma apresentação artística regional, onde todos os participares receberam um exemplar do livro.

Para completar a noite, à pedido do Delegado para Comunicação da inspetoria local, os responsáveis pelas páginas das diversas obras da inspetoria local e os responsáveis pela comunicação social da universidade reuniram-se com o Pe. Filiberto e o Pe. Julián. Este momento também contou com a presença do Sr. José Alves e da Srta. Amanda Cunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀