Iniciou-se hoje, dia 21/10, o primeiro Congresso Internacional de Software Livre na Universidade Politécnica Salesiana (UPS) do Equador, cujo tema é a democratização do conhecimento. Este congresso foi proposto pelo então Conselheiro para a Comunicação Social, Pe. Tarcísio Scaramussa e seu secretário, Pe. Julián Fox, no encontro dos delegados de comunicação social, realizado em setembro de 2007, em São Paulo.
Este congresso vem de encontro ao que pede o CG26, através do Reitor-Mor, Pe. Pascual Chávez e seu conselho: “através do dicastério para a Comunicação Social avaliar a oportunidade de utilizar os sistemas livres e dar indicações a respeito às inspetorias”.
À pedido do Inspetor, Pe. Damásio, os leigos José Alves (Ilsinho), responsável pela informática no Centro Inspetorial e Delegado de Comunicação da ISMA juntamente com a Srta. Amanda Cunha do Colégio Dom Bosco de Manaus estão representando a ISMA com o objetivo de propor direcionamentos quanto a utilização de softwares livres a todas as obras da ISMA.
O congresso, por sinal muito bem organizado e transmitido via videoconferência para as sedes da UPS em Cuenca, Guayaquil e um outro auditório em Quito, teve início às 9:00 com as palavras do reitor da UPS, Pe. Luciano Bellini e do Pe. Filiberto González (conselheiro para a Comunicação Social). Pe. Filiberto enfatizou a necessidade da reflexão sobre o uso de softwares livres pela congregação, como pede o CG26.
A palestra inaugural foi proferida por Michel Bauwens da Fundación P2P Alternativas, em inglês com tradução simultânea para o espanhol, com o tema “Producción y consumo del conocimiento em la frontera del mundo digital”. Após breve intervalo, outros temas foram abordados como o tema exposto por Jesús Yzquierdo (Venezuela), “Nuevos escenarios de la producción del conocimiento”, onde foi enfatizada a necessidade da integração das informações e de acervos de bibliotecas, por exemplo, a fim de que o conhecimento possa ser disponibilizado de maneira mais ampla a quem o procura sem a necessidade de recorrer a lugares distintos para isso.
A parte da tarde, iniciada às 15:30, foi utilizada para a exposição de experiências do uso do software livre nos setores alternativos. Dentre os expositores estava presente o brasileiro Cláudio Machado do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que abordou o tema “Arquitetura de interoperabilidade e-Ping”, o qual trata da necessidade do governo brasileiro de promover a integração entre os diversos serviços eletrônicos disponibilizados em qualquer uma das “esferas” governamentais.
O primeiro dia foi encerrado com o lançamento do livro do Pe. Julián Fox intitulado “Las virtudes digitales” com uma introdução feita pelo Dr. Marco Fioretti seguida das palavras do Pe. Filiberto e de uma apresentação artística regional, onde todos os participares receberam um exemplar do livro.
Para completar a noite, à pedido do Delegado para Comunicação da inspetoria local, os responsáveis pelas páginas das diversas obras da inspetoria local e os responsáveis pela comunicação social da universidade reuniram-se com o Pe. Filiberto e o Pe. Julián. Este momento também contou com a presença do Sr. José Alves e da Srta. Amanda Cunha.