EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Congresso Eucarístico

–O que é um Congresso Eucarístico?


–Um Congresso Eucarístico é uma grande concentração de fiéis católicos para louvar Jesus na Eucaristia; é uma grande manifestação pública de nossa fé e de nosso amor a Jesus Sacramentado; é um grande ato de adoração a Jesus eucarístico.


Igreja e Eucaristia



–O que quer dizer a palavra “Eucaristia”?



–A palavra Eucaristia quer dizer “ação de graças”. A Eucaristia, também chamada de Santa Missa, é o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz. Ele confiou, assim, à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição.



–Por que a Eucaristia é “memorial”?



–A Eucaristia é memorial no sentido de que torna presente e atual o sacrifício que Cristo ofereceu ao Pai na cruz, uma vez por todas, em favor da humanidade. É por isso que na Missa, depois da consagração, proclamamos estar celebrando a Morte e a Ressurreição de Jesus, enquanto esperamos sua vinda gloriosa.



–Para a Igreja, qual a importância da Eucaristia?



–Jesus Cristo, ao instituir a Igreja, deixou-nos o grande tesouro que é a Eucaristia. Não é possível imaginar a Igreja de Cristo sem a Eucaristia. “A Igreja vive da Eucaristia”, lembrou-nos, há pouco tempo, o saudoso João Paulo II, em uma carta-encíclica.



–Quais os aspectos mais importantes da Eucaristia?



–Dentre os aspectos mais importantes da Eucaristia, convém destacar: 1º) a Eucaristia é o grande sacramento da Igreja, chamado, por isso, de Santíssimo Sacramento; 2º) a Eucaristia é também o banquete – refeição, em que os irmãos, a exemplo de Cristo com os apóstolos, na última Ceia, sentam-se juntos para se alimentar e se confraternizar; 3º) a Eucaristia é presença do Senhor entre nós, sob as espécies de pão e de vinho; é por isso que adoramos Cristo presente nas hóstias consagradas guardadas em nossos sacrários.



–O que tem a ver um Congresso Eucarístico com tudo isso?



–Todos os anos celebramos a solenidade de “Corpus Christi”. Mas nosso amor a Jesus nos motiva para um evento mais amplo e solene, como é um Congresso Eucarístico. Segundo o Papa Leão XIII († 1903), são objetivos especiais dos Congressos Eucarísticos: 1º) aprofundar a fé e o amor à sagrada Eucaristia; 2º) prestar culto público e solene ao Santíssimo Sacramento; 3º) manifestar e celebrar a universalidade e a unidade da Igreja.



Um pouco de história



–Onde e quando começaram os Congressos Eucarísticos?



–O primeiro congresso eucarístico foi celebrado em 1881 – há 125 anos, portanto – em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por S. Juliano Eymart. Foi uma celebração solene, de que participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a bela iniciativa.



–Quantos congressos eucarísticos Internacionais já foram realizados?



–Até hoje foram realizados 48 congressos eucarísticos internacionais. O último foi em Guadalajara, no México. O tema era “Eucaristia, vida e luz para o mundo”. O Brasil (Rio de Janeiro) foi sede do 36º, em 1955. Convém lembrar que é o próprio Papa que escolhe a sede desses congressos, mas a organização prática fica por conta da Igreja do país onde ele se realiza.



–Quantos congressos eucarísticos nacionais já foram realizados no Brasil?



–Até agora houve 14 congressos eucarísticos nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador – BA; o último, na cidade Campinas – SP, em 2001, com o tema “Eucaristia, fonte da Missão e Vida solidária”. O Papa João Paulo II esteve presente em dois: em Fortaleza – CE (1980) e em Natal – RN (1991). Nos outros ele foi representado por um Enviado Especial. São os Bispos do Brasil que escolhem a sede desses congressos: Florianópolis foi escolhida como sede do 15º Congresso Eucarístico Nacional na Assembléia Geral da CNBB, em 2002.



Modalidades de Congressos Eucarísticos



–Que abrangências podem ter os congressos eucarísticos?



–Um Congresso pode ser: 1º – internacional, quando é promovido por toda a Igreja e para o qual são convidados todos os continentes; 2º – nacional, quando se destina a um só país; 3º – regional, diocesano ou paroquial, quando são mais restritos.



–Por que foi escolhida a cidade de Florianópolis?



–Florianópolis era, até agora, a única capital do centro-Sul do país que não havia sediado um congresso eucarístico nacional. Os bispos brasileiros julgaram que era hora, pois, de ela assumir essa responsabilidade.



–De quanto em quanto tempo se realiza um Congresso Eucarístico?



–Normalmente, os congressos eucarísticos internacionais realizam-se de quatro em quatro anos; os nacionais, de cinco em cinco anos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀