EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Congresso de jovens em Ananindeua

“Viver como discípulos e missionários de Jesus a exemplo de Maria”. Este foi o tema do Terceiro Congresso de Jovens do Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo, em Ananindeua, realizado no último fim de semana. O tema é o mesmo da festividade da padroeira, Nossa Senhora das Graças (que abrange o Colégio), que terá início em agosto. O encontro trabalhou o exercício do discipulado e do “ser” missionário na vida do jovem a partir da sua realidade dentro dos grupos de trabalho da Igreja, na sua comunidade e na vida pessoal. Durante o evento foram realizadas oficinas, dinâmicas de grupo, reflexão do Evangelho, brincadeiras e momentos de testemunhos. Marcelo Santos, salesiano consagrado e um dos organizadores do encontro, destacou que a principal meta é formar o jovem e valorizar a sua capacidade de evangelizar: “ o encontro é para despertar o jovem para os valores cristãos, evangélicos e o seguimento de Jesus na sua vida. É o jovem seguir Jesus na sua vida juvenil”.



No sábado, Dom Orani João Tempesta, participou com os jovens a experiência da V Celam, em seguida iniciaram-se as oficinas, destaque do encontro, ministradas pelas Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora e pelos religiosos consagrados, onde os jovens, divididos em grupos, debateram sub temas, dentro do tema central, relacionados ao discipulado e as dificuldades enfrentadas por eles diante da missão de missionários e discípulos na sociedade. No domingo, pela manhã, os jovens participaram da celebração eucarística e em seguida fizeram uma experiência de contato com as comunidades pobres do bairro, a fim de conhecer a realidade de outros jovens. Um almoço de encerramento finalizou as atividades.


Milton Marques, também consagrado à vida religiosa destacou que o Congresso é um pedido do Papa Bento XVI às dioceses de todo o mundo, com a finalidade de chamar a atenção dos jovens para a evangelização e a pregação do amor: “ o ser discípulo tem que ir de coração aberto, com o coração que ama, que se sensibiliza com as necessidades do outro. Aí está o ápice do amor. Que os jovens estejam dispostos a evangelizar outros jovens, é o que pede o Papa Bento XVI. Em sua carta às dioceses, o Papa pede que se prepare os jovens para o 22° Congresso Juvenil, que acontecerá em Sidney”.



Mais de 200 jovens, da Paróquia e das Comunidades, participaram do encontro. Entre eles, Raquel Tavares, 23, da Comunidade Santa Maria, no Distrito Industrial, explica que o Congresso é um meio de buscar a Deus: “eu procuro viver a vida cristã, me distanciando do pecado para Ter a vida eterna. Eu busco o que Deus quer de mim, os jovens tem que procurar isso, ou não vão ver manifestações em nada”. Marcos Santos, 19, coordenador de grupo jovem da Paróquia, destaca a importância de o jovem viver o evangelho: “muitos sabem quem é Jesus, mas não colocam em prática o que sabem. É necessário viver a prática e passar para os outros”.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀