EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CONGREGAÇÃO SALESIANA PROMOVE CURSO PARA ECÔNOMOS NOVOS

Por P. Alberto Rypel – Ecônomo Inspetorial –

Foi concluído em Roma o curso para os novos ecônomos ocorrido entre os dias 02-06 de maio de 2018. Participaram ecônomos de 17 inspetorias salesianas do mundo que assumiram recentemente este serviço. O principal responsável pelas reflexões foi o Ecônomo Geral, L Jean Paul Müller.

A formação teve como o objetivo principal ajudar a “trabalhar melhor”, ou seja, oferecer um serviço de qualidade técnica e religiosa para as comunidades. Nesse caso, específico a economia à serviço do carisma e da missão salesiana.

Seguindo as orientações da Doutrina Social da Igreja, para quem a economia é um serviço aos mais pobres e só tem sentido se for apoiada pela reflexão teológica do serviço, o Sr. Müller aprofundou o tema da responsabilidade social e da seriedade administrativa.

Percebe-se que nos últimos anos os vários Institutos Religiosos enfrentam graves problemas econômicos, por isso a necessidade do trabalho ser apoiado com as orientações dos documentos dos dicastérios eclesiais, como da Congregação Salesiana. Isso ajudará guardar os princípios éticos da vida cristã que brotam da palavra de Deus.

É importante, acrescentou Paul Müller, formar a consciência tanto nossa como de todos os nossos colaboradores responsáveis pela economia de nossas obras. O importante é que trabalhando sentimos que a comunidade é a nossa casa, sentimos a pertença que “esta é a minha casa”. Pensando sempre sobre o melhor futuro da congregação.

Por outro lado, fez lembrar que o melhor tesouro são os irmãos, com grandes potencialidades, inteligência e trabalhadores dedicados.  Por isso a importância de usarmos estes dons de cada irmão, “deixa-los fora com todo este potencial é um grande pecado”.

Com relação ao trabalho do ecônomo inspetorial, é um representante legal da inspetoria na sociedade civil. Deve saber administrar os bens da Inspetoria, conforme as Constituições e Regulamentos da Congregação. Claro tem várias outras obrigações como visitar as casas, acompanhar e orientar como um irmão entre irmãos.

Pela passagem em Roma padre Alberto Rypel, aproveitou ainda para visitar os salesianos que estão estudando. A eles a prece se nossa Inspetoria e a esperança de que logo mais venham somar forças conosco na missão.

IMG-20180521-WA0007 IMG-20180521-WA0008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀