EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CONFRATERNIZAÇÃO DA CATEQUESE DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO-ALEIXO

Bom dia a todos, exercitemos nossa compreensão do que há ao nosso redor: olhemos então para nosso lado direito, esquerdo, para frente e para trás, contemplemos agora todos esses rostos aqui presentes; eram mais que este quantativo atual. Nossos convidados quem são? Eles sabem o verdadeiro motivo de estarmos aqui? Você sabe Catequista? Tudo neste mundo vem mudando num piscar de olhos. Sou batizado há quanto tempo? Presto serviço a minha comunidade há quantos anos? Por que escolhi ser catequista? Coordenador por que sou? Somos batizados, iniciados segundo a cristandade.

A Igreja vem há muito tempo acompanhando o comportamento do homem, que por muitas às vezes age com ações que levam a morte; ela do contrário promove a vida, um novo prisma a altura de nosso Senhor Jesus Cristo; visão renovada que é ignorada por muitos por que o novo é assustador, incomoda, é arriscado, mas é preciso. Você tem consciência de sua vocação? Muitos são chamados e poucos os escolhidos ouvimos isto desde criança… Como já dizia São Paulo: “Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança”. Hoje conhecemos essas verdades, o verdadeiro significado de tudo isso, pois tivemos a honra se não o prazer de conhecer a IVC a estilo catecumenal, mediante a pessoa do nosso Pastor, Sacerdote e Irmão João Mendonça: nosso líder que tomou para si a ousadia na sua experiência e entrega ao propósito de sua vida que é viver em função dos pobres, visando como um perfeito profeta a utopia de uma sociedade mais justa e fraterna. Assim então, aos caminhos dessa que é noiva do Senhor, nos mergulhou na profundeza do amor de Cristo, nos apresentando-o como o próprio Deus à luz das duas mesas: da Eucaristia e a da Palavra. Eu me lembro muito bem como fosse ontem o texto que ficará para sempre em nossos corações: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da Palavra da Vida – vida esta que se manifestou, que nós vimos e testemunhamos, vida eterna que a vós anunciamos, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –, isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo”.

Neste dia, podemos encher nosso peito e dizer do orgulho que temos em ser catequistas. O que se viveu nesta vida até agora; se sofremos ou caímos, o mais importante é que levantamos e estamos aqui. Meus irmãos, a Catequese respira novos ares, nos chama à conversão e a testemunharmos conforme nossa vida que deve agir com mudanças de agora em diante. Hoje queremos agradecer a Deus e ao seu servo nosso pároco João Mendonça essa referência em todos os sentidos para nossas vidas; ficamos apreensivos e tristes devido seu afastamento, mas bem sabemos que nossas orações só não o ajudaram a mantê-lo firme como as suas orações nos deram perseverança neste processo. Também somos gratos aos nossos irmãos Eliardo e Cosme pela sua contribuição como nossos assessores; aos coordenadores comunitários que se fazem presentes pelos esforços concentrados a esta odisséia que tanto acreditaram: somos profundamente agradecidos; aos coordenadores da catequese que não pouparam lágrimas e sorrisos que animaram os catequistas em suas comunidades a se manterem fortes entoados pela nossa Coordenadora maior Adria Nascimento que tanto nos inspirou confiança, determinação e Amor pelo que se faz; e agora, não podemos de forma alguma esquecer das nossas famílias de sangue e de coração: dos Josés, das Marias, Pais, Mães, esposos, esposas, filhos e filhas por nos compartilhar em doação a Jesus para que ele fizesse em nós sua morada e assim pudéssemos levá-lo também aos seus conhecimentos.

Um recado dos céus: Catequistas, abracem esse novo jeito de ser, que a luz do documento de aparecida, reavivando assim nosso último concílio, possa acabar para sempre com um possível sedentarismo, pois Jesus foi apresentado para nós, “pega tua cama e anda”. É nossa a missão com base na gratuidade que tivemos levar aos confins da terra essa verdade: Jesus é o Senhor do Amor. Aproveitemos este dia. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀