EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CONFRATERNIZAÇÃO DA CATEQUESE DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO-ALEIXO

Bom dia a todos, exercitemos nossa compreensão do que há ao nosso redor: olhemos então para nosso lado direito, esquerdo, para frente e para trás, contemplemos agora todos esses rostos aqui presentes; eram mais que este quantativo atual. Nossos convidados quem são? Eles sabem o verdadeiro motivo de estarmos aqui? Você sabe Catequista? Tudo neste mundo vem mudando num piscar de olhos. Sou batizado há quanto tempo? Presto serviço a minha comunidade há quantos anos? Por que escolhi ser catequista? Coordenador por que sou? Somos batizados, iniciados segundo a cristandade.

A Igreja vem há muito tempo acompanhando o comportamento do homem, que por muitas às vezes age com ações que levam a morte; ela do contrário promove a vida, um novo prisma a altura de nosso Senhor Jesus Cristo; visão renovada que é ignorada por muitos por que o novo é assustador, incomoda, é arriscado, mas é preciso. Você tem consciência de sua vocação? Muitos são chamados e poucos os escolhidos ouvimos isto desde criança… Como já dizia São Paulo: “Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança”. Hoje conhecemos essas verdades, o verdadeiro significado de tudo isso, pois tivemos a honra se não o prazer de conhecer a IVC a estilo catecumenal, mediante a pessoa do nosso Pastor, Sacerdote e Irmão João Mendonça: nosso líder que tomou para si a ousadia na sua experiência e entrega ao propósito de sua vida que é viver em função dos pobres, visando como um perfeito profeta a utopia de uma sociedade mais justa e fraterna. Assim então, aos caminhos dessa que é noiva do Senhor, nos mergulhou na profundeza do amor de Cristo, nos apresentando-o como o próprio Deus à luz das duas mesas: da Eucaristia e a da Palavra. Eu me lembro muito bem como fosse ontem o texto que ficará para sempre em nossos corações: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da Palavra da Vida – vida esta que se manifestou, que nós vimos e testemunhamos, vida eterna que a vós anunciamos, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –, isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo”.

Neste dia, podemos encher nosso peito e dizer do orgulho que temos em ser catequistas. O que se viveu nesta vida até agora; se sofremos ou caímos, o mais importante é que levantamos e estamos aqui. Meus irmãos, a Catequese respira novos ares, nos chama à conversão e a testemunharmos conforme nossa vida que deve agir com mudanças de agora em diante. Hoje queremos agradecer a Deus e ao seu servo nosso pároco João Mendonça essa referência em todos os sentidos para nossas vidas; ficamos apreensivos e tristes devido seu afastamento, mas bem sabemos que nossas orações só não o ajudaram a mantê-lo firme como as suas orações nos deram perseverança neste processo. Também somos gratos aos nossos irmãos Eliardo e Cosme pela sua contribuição como nossos assessores; aos coordenadores comunitários que se fazem presentes pelos esforços concentrados a esta odisséia que tanto acreditaram: somos profundamente agradecidos; aos coordenadores da catequese que não pouparam lágrimas e sorrisos que animaram os catequistas em suas comunidades a se manterem fortes entoados pela nossa Coordenadora maior Adria Nascimento que tanto nos inspirou confiança, determinação e Amor pelo que se faz; e agora, não podemos de forma alguma esquecer das nossas famílias de sangue e de coração: dos Josés, das Marias, Pais, Mães, esposos, esposas, filhos e filhas por nos compartilhar em doação a Jesus para que ele fizesse em nós sua morada e assim pudéssemos levá-lo também aos seus conhecimentos.

Um recado dos céus: Catequistas, abracem esse novo jeito de ser, que a luz do documento de aparecida, reavivando assim nosso último concílio, possa acabar para sempre com um possível sedentarismo, pois Jesus foi apresentado para nós, “pega tua cama e anda”. É nossa a missão com base na gratuidade que tivemos levar aos confins da terra essa verdade: Jesus é o Senhor do Amor. Aproveitemos este dia. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀