EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Condolências pela Madre Marinella Castagno

Nizza Monferrato/Itália  – Faleceu ontem (5 de fevereiro) às 18h10, em Nizza Monferrato, a Madre Marinella Castagno, VII Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, depois de Maria Domingas Mazzarello.

Recebida a notícia, o Vigário do Reitor-Mor, P. Adriano Bregolin, enviou mensagem de condolências à Madre Yvonne Reungoat e às Conselheiras Gerais.

Madre Marinella, como Superiora Geral, viveu sazão apostólica intensa, tanto do ponto de vista eclesial, nos anos laboriosos e fecundos do pós-concílio, participando de dois Sínodos dos Bispos, quanto do ponto de vista histórico e político, quando, com a queda da Cortina de ferro, em 1989, abriu novas presenças e realidades apostólicas na Europa do Leste Europeu.

Durante o seu mandato teve a alegria de ver a Beatificação da jovem Laura Vicuña e da Madre Madalena Morano, momentos fortes e preciosos no interior de uma vida cotidiana ativa e devotada à animação e ao governo do Instituto das FMA.

Certamente impressionou-nos a sua grande doação apostólica durante os anos que se seguiram a seu  encargo de Superiora Geral, com a pregação de Exercícios às Coirmãs, o acompanhamento a cursos de formação, a vizinhança às jovens irmãs que participavam das sessões preparatórias à Profissão Perpétua junto à Casa-Mãe, em Mornese.

Vós porém a conhecestes muito melhor: com maior razão podereis assim render louvores a Deus por sua longa e fecunda vida e por quanto ofereceu ao Instituto.

Participamos deste evento com espírito cristão, fortes na fé da Ressurreição de Jesus e certos de que Ele compartilha com a Ir. Marinella e com cada um de nós de uma vida sem fim nas Alegrias do Céu.

Somo-vos vizinhos, Madre e Caríssimas Irmãs do Conselho, com o afeto, a oração de sufrágio pela Ir. Marinella e a oração de consolação por quantos a conheceram e amaram”.

O Reitor-Mor foi informado da morte da Madre Castagno durante o sua viagem de retorno de Burundi.

Nascida em 21 de maio de 1921 em Bagnolo, Piemonte, Itália, estudou com as Filhas de Maria Auxiliadora em Giaveno e Turim. Em 1946, com 24 anos, foi recebida como postulante e no dia 5 de agosto de 1948, em Turim, onde frequentou o noviciado, fez os votos como Filha de Maria Auxiliadora. Na mesma cidade trabalhou por 18 anos como assistente, professora e conselheira escolar.

De 1965 a 1971 foi Diretora da Casa Inspetorial, de Milão. Em 1973 a Ir. Castagno foi chamada a substituir a Madre Elba Bonomi como Conselheira Geral; e no Capítulo Geral de 1975 foi oficialmente eleita Conselheira para a PJ, encargo que lhe foi confirmado em 1981 acrescido daquele para as Ex-Alunas. No Capítulo Geral de 1984, depois da morte da Madre Rosetta Marchese, foi eleita Superiora Geral e confirmada no Capítulo Geral 19, de 1990.

Fonte: ANS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀