EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Concluindo todo um caminho de estudos em Roma

Roma/Itália – Concluindo todo um caminho de estudos de 5 anos em Roma, Pe. Sinval defendeu ontem, dia 24 de junho, na festa de São João Batista, onomástico de Dom Bosco, às 10h sua tese de mestrado em Teologia Espiritual, com o tema: “O ESPÍRITO DE DOM BOSCO SEGUNDO DOM ALBERA”.

Apresentando a síntese da sua pesquisa a uma banca examinadora composta pelos professores: Pe. Morand Wirth (Relator), Pe. Aldo Giraudo (Contro Relator) e Pe. Franciszek Krason (Presidente da Mesa). 

Os principais elementos da pesquisa evidenciados foram: o contexto social e religioso do século XIX e do início do século XX; o modo como a Congregação enfrentou os desafios depois da morte de Dom Bosco vivendo entre fidelidade e carisma; análise das cartas circulares nos seus elementos formais e a figura do seu autor.

Segundo esta síntese dom Albera, a partir das suas cartas circulares, apresenta algumas constantes que permitem afirmar a importância do tema da pietà, ou devoção; a qual é fruto de uma experiência de sentir-se amado por Deus através de Dom Bosco, experiência expressa no termo Caridade que se manifestou na forte devoção ao Sagrado Coração de Jesus; esta devoção é antes de tudo uma atitude interior de União com Deus fundamento das práticas devocionais e do trabalho incansável próprio dos salesianos, que hoje é expressa no termo “Graça de unidade”, base espiritual que une nos salesianos a contemplação e a ação; uma experiência espiritual como esta não poderia deixar de manifestar-se em uma intensa apostolicidade em prol da salvação dos jovens através da amabilidade e da humildade de saber-se tudo de Deus; mas segundo Dom Albera os frutos deste trabalho apostólico são a proposta de santidade para os jovens oferecida pelos salesianos e a possibilidade através da Congregação de percorrer um caminho de santidade, colaborando com Dom Bosco neste projeto educativo.

Após a apresentação do trabalho, Pe. Sinval, recebeu as observações e perguntas dos professores que em geral se manifestaram positivamente elogiando o trabalho feito, mas em modo particular a tentativa de abordar uma temática dentro do próprio contexto e a ousadia de propror uma síntese original sobre este. Com uma avaliação de Magna cum laude os professores reconheceram a dedicação nesta experiência de mestrado que concluía um ciclo de estudos na vida do Pe. Sinval.

Agradecendo a Deus por mais esta etapa vivida por um salesiano da nossa Isma façamos nossa as palavras da oração realizada pelo Pe. Sinval no início da sua defesa:

Caro Pai, que manifestastes o teu amor a dom Albera através de dom Bosco, ajude-nos para que fazendo experiência de sentir-se amados por Ti, possamos nós salesianos testemunhar o teu amor aos jovens com a mesma generosidade que encontramos no ardente CORAÇÃO do teu Filho Jesus, e através da ação do teu Espírito possa cada um de nós unificar no próprio CORAÇÃO em chamas, as faíscas que quiseres suscitar nos CORAÇÕES dos jovens. Como fez Dom Albera reconhecendo a Tua presença nos gestos de Dom Bosco. Por Cristo nosso Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀