Os alunos do 8º Período do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia de Rondônia (FATEC) organizaram no dia 16 de Junho a lª Oficina de Laboratório da Qualidade.
Com o objetivo de propor a implantação do Método 5S e um sistema de Qualidade Total no Centro Salesiano do Menor, bem como trabalhar os fatores motivacionais. A oficina foi dividida em quatro etapas, com as seguintes características.
1ª Oficina, “Gestão da Qualidade”: A Gestão da qualidade é o que as organizações praticam para assegurar que seus procedimentos estejam em conformidade com as exigências dos clientes. Observar com distanciamento seus processos cria uma perspectiva que fará com que seus processos internos se tornem mais fáceis de gerir, medir e aperfeiçoar. É a primeira etapa na jornada para o aperfeiçoamento contínuo da empresa.
2ª Oficina, “Inter-relacionamento como fator de motivação”: É importante a alteração no comportamento e atitude do pessoal, como fator motivacional. A conscientização dos integrantes da importância dos conceitos e de como eles devem ser usados facilita a implantação do programa.
3ª Oficina, 5S: O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básico e simples, porém essenciais e que fazem à diferença no Sistema da Qualidade.
O Método 5S visa a combater eventuais perdas e desperdícios nas empresas e indústrias; educar a população e o pessoal envolvido diretamente com o método para aprimorar e manter o Sistema de Qualidade na produção.
4ª Oficina, “Automotivação”: A automotivação existe e é fundamental para energizar cada um de nós, mas há também a automotivação gerada pela superação coletiva de algo.