Para favorecer um início de ano com maior abertura e co-responsabilidade no processo formativo a comunidade da Lapa privilegiou neste começo de atividade um curso de relações interpessoais, assessorado pela psicóloga Maria do Carmo Valente, do Instituto Persona de Belo Horizonte.
Durante os dias 04 e 05 os 43 estudantes e os 3 formadores (Pe. Tadeu, Mendonça e Galhardo) estiveram participando das várias dinâmicas e conteúdo do modelo de ajuda. Saber atender, escutar e responder, personalizando as próprias escolhas e caminho formativo, foram os elementos essenciais do curso.
A doutora Carminha foi muito feliz e ajudou a comunidade a abrir o ano comunitário com maior esperança, possibilitando a todos o saber olhar nos olhos do outro sempre na busca de uma partilha de vivências de forma sadia e responsável, avaliação final foi muito positiva. Todos ficaram sensibilizados e assumiram a proposta do curso. O curso mexeu com cada um e ajudou a virar a página de 2007 para construir o novo ano de 2008 sempre na perspectiva das relações fraternas.
No dia 06 a comunidade recebeu mais dois salesianos vindos da inspetoria de Porto Alegre, desta forma somamos 45, com os formadores somos 49. É uma comunidade numerosa e cheia de entusiasmo juvenil. Estamos cheios de esperanças e, cada um vai se esforçar para crescer e formar uma comunidade de comunhão e participação.
Durante o dia 07 a comunidade passou o dia no sitio Santa Teresinha para descansar, conviver e jogar. Foi muito tranquilo o passeio e todos se envolveram nos jogos e nas atividades que foram sendo organizadas durante o dia.
No dia 08 todos se reuniram para programar o ano 2008. São passos dados em vista de uma proposta formativa que integre a todos porque acreditamos neste projeto e nesta comunidade.
Estamos felizes e pedimos orações porque daqui sairão os padres para o amanhã.