Por Vívian Marler / Inspetoria São Domingos Sávio –
A Arquidiocese de Manaus realizou, no ultimo final de semana (27-28), a ‘Jornada da Comunicação 2017’, na Paróquia São Sebastião, e teve como tema “Comunicar a esperança e confiança, no nosso tempo – Não tenhas medo, que eu estou contigo”. O evento reuniu cerca de 70 representantes das Pastorais de Comunicação das paróquias em Manaus e representantes da prelazia de Itacoatiara.
Representantes da Família Salesiana estiveram presentes através do padre José Benedito Castro (sdb), assessor do evento, e comunicadores da Inspetoria São Domingos Sávio, Santuário Arquidiocesano São José Operário e Colégio Dom Bosco Leste.
No primeiro dia, dedicado a palestras pela parte da manhã e oficinas durante a tarde. Frei Paulo Xavier apresentou a mensagem do papa para o 51° Dia Mundial das Comunicações Sociais; padre Charles Cunha, Coordenador da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus e Superintendente da Rádio e Fundação Rio Mar, apresentou a nova rádio Rio Mar FM e falou sobre a missão dos agentes da pastoral de comunicação “A missão da PASCOM é o de divulgar a Palavra de Deus, expressar a oração de um Deus que se encontra com seu povo. Cada texto, imagem, áudio, vídeo é uma motivação pelo qual Deus quer comunicar algo a seu povo. É preciso vivenciar a igreja e comunicar confiança”, disse incentivando a todos ao novo olhar sobre a comunicação católica.
Dom Sergio Castrianni, Arcebispo de Manaus, esteve por breve momento para dar as boas vindas aos comunicadores, e o padre José Benedito encerrou a manhã falando sobre os projetos e diretrizes pastorais, e sobre o perfil do comunicador “O mais importante da mensagem é o mensageiro, pois não adianta escrever e falar bonito se o mensageiro vive de forma vergonhosa. É necessário ser integro em tudo o que se faz”.
Na parte da tarde os agentes de comunicação dividiram-se em quatro oficinas: Linguagem do rádio na comunicação católica, Redes sociais, Divulgação de eventos e Edição de vídeo no celular; e no domingo a Jornada foi encerrada com uma celebração eucarística na Catedral Metropolitana, celebrada por Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus, que durante a homilia falou da importância dos meios de comunicação para professar a Palavra de Jesus.
“Não podemos silenciar a Jesus Cristo, podemos sim, torna-lo presente através dos meios de comunicação, independente da distância, devemos sempre comunicar esperança e confiança… Pessoas intuídas de informações podem através delas, promover a cultura do encontro. A comunicação não pode nos separar, mas unir cada vez mais”, disse Dom Tadeu durante a missa pelo 51° Dia Mundial das Comunicações Sociais. Ao final, os agentes de Pascom, das paróquias da cidade, receberam uma benção especial do bispo auxiliar.