EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

COMUNICAÇÃO: CONSELHEIRO GERAL E DELEGADOS INSPETORIAIS DO BRASIL REUNIDOS

Por Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

Na manhã desta sexta-feira 31 de julho, os delegados de comunicação social das inspetorias brasileiras reuniram-se virtualmente com o conselheiro geral para a comunicação, o Pe. Gildásio Mendes. Presentes, além do conselheiro: Aline Passos (Inspetoria de Campo Grande), Pe. Dirceu Fernando Belotto (Inspetoria de Porto Alegre), Pedro Barreto (Inspetoria de São Paulo), José Luis– Zeca (Inspetoria de Manaus) e Pe. João Carlos (Inspetoria de Recife).

O Pe. João Carlos, após a oração pessoal, a pedido do conselheiro, apresentou, na primeira parte da reunião, um panorama da articulação dos delegados no cenário inspetorial e nacional. Partiu do lugar do papel do delegado na organização inspetorial ao lado da pastoral, da formação e da animação missionária. Destacou a comissão nacional SDB de comunicação (CONAC), da qual é referente, como organismo ligado à CISBRASIL (Conferência dos Inspetores) e relatou como, com o crescimento da RSB, houve uma certa crise na identidade dessa comissão. Relembrou a última reunião da comissão, em Carpina, no ano passado, com a presença do Pe. Filiberto, então conselheiro geral. A nível de RSB, delegados SDB e coordenadoras inspetoriais de comunicação das FMA (cuja equipe nacional chama-se ECOSBRASIL), reúnem-se anualmente, sob a coordenação da RSB, para formação e animação da Comunicação Social no Brasil. Repassou os principais pontos tratados no encontro nacional deste ano dos delegados e coordenadoras, realizado na modalidade online. Na nova configuração que se desenha para a Rede, este encontro continuará a ter grande importância pois definirá mais claramente as políticas e ações que o escritório em Brasília operacionalizará, neste âmbito. No espaço da atuação em rede, mencionou ainda os encontros de polo, com as inspetorias do mesmo território.

A segunda parte foi de reflexão e comunicação por parte do conselheiro geral. Ele detalhou os contatos que está mantendo a nível das sete regiões da Congregação e como encaminhou a formação de uma equipe de articulação a nível de América (com referentes dos delegados, das rádios, dos editoriais e do boletim salesiano). Adiantou uma reflexão sobre novos elementos e novas sensibilidades na área da comunicação, particularmente sintonizados com o carisma e a missão salesiana. Falou assim de uma metodologia pastoral que permeia os documentos emanados pelo Papa Francisco, que acentua o discernimento, o processo, a cultura do encontro, a presença. Tratou ainda da necessária sinergia com a pastoral juvenil e a família salesiana. Sobre o documento que embasa a comunicação, informou estar sendo encaminhada uma atualização do Sistema Salesiano de Comunicação Social, com ênfase em elementos antropológicos e cristológicos, entre outros. Anunciou uma atenção especial a ser dada às Artes (música, teatro, literatura, dança, teatro, etc.). Adiantou também uma reflexão que toca a digitalização do mundo e a logoritimização da sociedade.

A terceira parte da reunião foi de comunicações. O encontro continental dos delegados, previsto para Campos do Jordão, será online, de 09 a 11 de setembro, com aprofundamento de temas, apresentação de cases de sucesso e outra novidades, como a participação de mais um representante de cada inspetoria no encontro. O Encontro de Rádios será igualmente online.

A reunião mostrou-se proveitosa e muito oportuna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀