O terminado mês de Julho, desde seus primeiro dia, foi um mês diferente para o Pré-Noviciado: os jovens formandos foram morar e trabalhar no Pró-Menor Dom Bosco, Alvorada II. Foram para conviver, conhecer e fazer parte da historia e da vida dos seus destinatários durante um mês intensivo e para conhecer melhor a ação evangelizadora que a obra salesiana realiza , atendendo jovens de vários bairros de Manaus.
à noitinha do dia 1 de junho, chegaram à obra acompanhados pelo assistente o Marcelo e pelo encarregado, Pe. José Benedito.
Durante esse tempo de formativas atividades o grupo foi acompanhado pelo estudante de Teologia, Gilson, que estava nas suas férias de estudos do terceiro ano na Lapa – SP. Os pré foram acomodados na residência dos salesianos, organizados em duplas por quarto.
As orientações gerais foram dadas previamente no mesmo Pré-Noviciado e a programação foi elaborada em consultas com o Pe. Humberto, tudo em vista de uma boa convivência com os alunos, salesianos e os funcionários e fazer uma experiência mais assÃdua de entrega total a serviço do Reino no meio dos jovens que freqüentam a obra salesiana.
A participação dos pré-noviços aconteceu em varias modalidades: aos domingos, o grupo animou o Oratório festivo. Nos dias 04,05 e 06 de Julho, o grupo participou de um curso profissionalizante que o SEBRAE, em parceria com o PMDB, disponibilizou para toda a comunidade educativa. Foram três dias de cursos com quatro turmas com assuntos distintos: Aprendendo a Empreender, Saúde e Segurança no Trabalho, Atendimento ao Cliente e Próprio.
Pela tarde, os Pré-Noviços participaram da Semana Pedagógica, que ocorreu do dia 04 ao dia 08 do mês e refletiram sobre temas que foram debatidos pelo ENRESAS(Encontro da Rede Salesiana de Ação Social) na reunião de BrasÃlia, e foram orientados pelo Inácio, Gerlane e Luciana, leigos que haviam participado do encontro; História de Dom Bosco e o Sistema preventivo partilhado pela professora Meire e pelo Pe. Cânio Grimaldi; o Modelo de Pastoral que se deve acontecer em uma casa salesiana que foi compartilhado pelo Pe.Humberto; a Pedagogia de Dom Bosco.
A partir do dia 11 de julho, os Pré-Noviços iniciaram as atividades com os alunos, começando com a animação dos bons dias e boas tardes, e com eles refletiram sobre o tema Vocações, já em preparação para o mês vocacional em agosto. Trabalho especialmente diferente foi o mutirão de entrevistas com os candidatos as vagas no PMDB;e poder conhecer a vida de cada jovem, sua situação familiar, seus sonhos de qualificação. Muitos dos jovens que procuravam uma vaga eram do distante Bairro do Zumbi e tinham sido motivados no Oratório, animado pelos mesmos Pré-Noviços. Esta experiência de relação interpessoal ocupou a maior parte do tempo dos compromissos e foi especialmente gratificante, mesmo sendo cansativo
Durante todo o mês, os pré conviveram com os salesianos da casa, com os quais vivenciaram momentos muito formativos e animadores, como: oração do Oficio Divino das Comunidades, as oficinas de italiano animadas pelo Pe. Humberto, oficina de apresentação e de aprendizagem sobre o Projeto que o Pe.Bruno esta elaborando, aulas de culinária ao redor dos almoços aos domingos, partilhas de experiências de vida durante as refeições e momentos culturais, tudo com muita alegria. O acompanhamento do Gilson, na sua conhecida tranqüilidade, foi cheio de amizade e fraternidade exigentes.
As lições foram muitas: trabalhar em sintonia e fraternidade com os leigos que trabalham na casa, a dedicação dos salesianos e leigos, a presença educativa entre os jovens, convivência fraterna com os salesianos da casa, dedicação generosidade, espÃrito de famÃlia, amor aos pobres.
Francisco aos jovens de Manaus: “Não tenham medo, se comprometam com a vida, com o trabalho”
A sinodalidade é uma dinâmica muito presente na Igreja de Manaus. Depois de realizar a Assembleia Sinodal Arquidiocesana em 2022, nas Diretrizes para a Ação