EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

COMPROMISSO FORMATIVO EM TEMPOS DE RECESSO.

O terminado mês de Julho, desde seus primeiro dia, foi um mês diferente para o Pré-Noviciado: os jovens formandos foram morar e trabalhar no Pró-Menor Dom Bosco, Alvorada II. Foram para conviver, conhecer e fazer parte da historia e da vida dos seus destinatários durante um mês intensivo e para conhecer melhor a ação evangelizadora que a obra salesiana realiza , atendendo jovens de vários bairros de Manaus.
À noitinha do dia 1 de junho, chegaram à obra acompanhados pelo assistente o Marcelo e pelo encarregado, Pe. José Benedito.
Durante esse tempo de formativas atividades o grupo foi acompanhado pelo estudante de Teologia, Gilson, que estava nas suas f̩rias de estudos do terceiro ano na Lapa РSP. Os pr̩ foram acomodados na resid̻ncia dos salesianos, organizados em duplas por quarto.
As orientações gerais foram dadas previamente no mesmo Pré-Noviciado e a programação foi elaborada em consultas com o Pe. Humberto, tudo em vista de uma boa convivência com os alunos, salesianos e os funcionários e fazer uma experiência mais assídua de entrega total a serviço do Reino no meio dos jovens que freqüentam a obra salesiana.
A participação dos pré-noviços aconteceu em varias modalidades: aos domingos, o grupo animou o Oratório festivo. Nos dias 04,05 e 06 de Julho, o grupo participou de um curso profissionalizante que o SEBRAE, em parceria com o PMDB, disponibilizou para toda a comunidade educativa. Foram três dias de cursos com quatro turmas com assuntos distintos: Aprendendo a Empreender, Saúde e Segurança no Trabalho, Atendimento ao Cliente e Próprio.
Pela tarde, os Pré-Noviços participaram da Semana Pedagógica, que ocorreu do dia 04 ao dia 08 do mês e refletiram sobre temas que foram debatidos pelo ENRESAS(Encontro da Rede Salesiana de Ação Social) na reunião de Brasília, e foram orientados pelo Inácio, Gerlane e Luciana, leigos que haviam participado do encontro; História de Dom Bosco e o Sistema preventivo partilhado pela professora Meire e pelo Pe. Cânio Grimaldi; o Modelo de Pastoral que se deve acontecer em uma casa salesiana que foi compartilhado pelo Pe.Humberto; a Pedagogia de Dom Bosco.
A partir do dia 11 de julho, os Pré-Noviços iniciaram as atividades com os alunos, começando com a animação dos bons dias e boas tardes, e com eles refletiram sobre o tema Vocações, já em preparação para o mês vocacional em agosto. Trabalho especialmente diferente foi o mutirão de entrevistas com os candidatos as vagas no PMDB;e poder conhecer a vida de cada jovem, sua situação familiar, seus sonhos de qualificação. Muitos dos jovens que procuravam uma vaga eram do distante Bairro do Zumbi e tinham sido motivados no Oratório, animado pelos mesmos Pré-Noviços. Esta experiência de relação interpessoal ocupou a maior parte do tempo dos compromissos e foi especialmente gratificante, mesmo sendo cansativo
Durante todo o mês, os pré conviveram com os salesianos da casa, com os quais vivenciaram momentos muito formativos e animadores, como: oração do Oficio Divino das Comunidades, as oficinas de italiano animadas pelo Pe. Humberto, oficina de apresentação e de aprendizagem sobre o Projeto que o Pe.Bruno esta elaborando, aulas de culinária ao redor dos almoços aos domingos, partilhas de experiências de vida durante as refeições e momentos culturais, tudo com muita alegria. O acompanhamento do Gilson, na sua conhecida tranqüilidade, foi cheio de amizade e fraternidade exigentes.
As lições foram muitas: trabalhar em sintonia e fraternidade com os leigos que trabalham na casa, a dedicação dos salesianos e leigos, a presença educativa entre os jovens, convivência fraterna com os salesianos da casa, dedicação generosidade, espírito de família, amor aos pobres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀