O Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM) deu mais um passo importante para a realização da Missão Continental conforme decisão da V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho, realizada no mês de maio, em Aparecida (SP). Uma Comissão formada por sete bispos e seis teólogos pastoralistas esteve reunida em Bogotá, dias 28 e 29 de novembro, para debater o assunto e elaborar o plano da Missão.
Na reunião, a Comissão definiu os objetivos da missão. O primeiro deles é “promover a conversão pessoal e pastoral dos agentes de pastoral e dos evangelizadores para que, com atitude de discípulos, todos possamos recomeçar, a partir de Cristo, uma vida nova no Espírito”.
Em segundo lugar, a missão quer “fomentar uma formação kerigmática, integral e permanente que, seguindo as orientações da Conferência de Aparecida, impulsione uma espiritualide da ação missinonária, tendo como eixo a vida plena em Jesus Cristo”. Já o terceiro objetivo é “fazer com que as comunidades, organizações, associações e movimentos eclesiais se coloquem em estado permanente de missão a fim de chegar aos setores mais afastados da Igreja, aos indiferentes e aos que não crêem”.
No quarto objetivo, a Missão Continental quer “destacar em todo momento que a vida plena em Cristo é uma atitude e um serviço que se oferece à sociedade e às pessoas que a compõem para que possam crescer e superar suas dores e conflitos com um profundo sentido de humanidade!”.
Etapas da Missão
Para alcançar estes objetivos, a Comissão propõe cinco etapas que podem variar de acordo com a realidade da Igreja de cada país. As etapas consideram um período para aprofundamento e conhecimento das Conclusões da Conferência de Aparecida e prevêem a missão com os agentes pastorais e os evangelizadores. Na terceira etapa a Missão visa os grupos missionários, atingindo, depois, setores até chegar à última etapa que é a Missão territorial.
De acordo com a Comissão, nesse processo, caberá ao CELAM animar e oferecer as linhas pastorais e os subsídios para a Missão. Já as Conferências Episcopais deverão criar uma comissão para coordenar a missão e oferecer material tanto para a formação dos missionários quanto os conteúdos da missão. As dioceses, por sua vez, terão que fazer seus planos pastorais a partir do Documento de Aparecida e criar uma comissão que se encarregue da missão.
Segundo a assessoria de imprensa do CELAM, durante o Congresso Missionário Americano, em agosto de 2008, em Quito (Equador), será feito o anúncio da missão e o envio missionário a todo do Continente.
A Comissão
Sob a coordenação do secretário geral do CELAM, dom Victor Sanches, a Comissão é formada pelos arcebispos dom Luis Augusto Castro (Colômbia); dom Hector Cabrejos (Peru); Donald James Reece (Jamaica) e pelos bispos dom Sérgio Arthur Braschi (Brasil); dom Sócrates René Sándigo (Nicarágua) e dom José María Grullón (República Dominicana). Há, ainda, seis teólogos pastoralistas integrando a Comissão.