EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Comissão organizadora prepara MJS 2013

Comissao preparatoria da JMJ 2013

Niterói/RJ – Por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), dois eventos de proporções mundiais reúnem os jovens de todos os lugares onde o carisma salesiano se faz presente, o Fórum Mundial e a Festa do Movimento Juvenil Salesiano (MJS). Em 2011 esses encontros aconteceram em Madri na Espanha, com a participação de cerca de sete mil jovens. Em 2013 eles serão realizados no Brasil na cidade de Niterói entre os dias 18 a 24 de julho, e a estimativa é que o número de participantes se aproxime de dez mil. Além dos dois eventos já citados, nesta edição acontecerá o Encontro Continental do MJS AMÉRICA (18 a 22 de julho) com intuito de fortalecer a identidade do movimento em cada uma das Nações das Américas e do Caribe, e algumas obras salesianas do Brasil receberão jovens desejosos de participar da Semana Missionária durante os dias dedicados a Pré-jornada (16 a 20 de julho).

Logo encontro mundial AJS - MJS
Logo encontro mundial AJS – MJS

O tema norteador de todo o MJS 2013 é o mesmo da JMJ 2013: “Ide e fazeis discípulos em todas as nações” (Mt 28,19). Neste sentido, para o reitor-mor Dom Pascual Chaves Villanueva, à luz da mensagem do Santo Padre, “o momento é uma ocasião especial para refletir, rezar, celebrar e discernir o que o Senhor espera de cada um como pessoa e como MJS”. A Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora Madre Yvonne Reungoat, citando o Documento de Aparecida afirma que espera viver a Jornada Mundial da Juventude como evento de vida e de fé, na alegria do estar juntos, abraçados pelo Cristo Redentor: “Ele os vê com um amor especial e os convida a serem discípulos e missionários; Ele pede a vocês que não tenham medo de entrar na essência da realidade para fermentá-la com o Evangelho; Ele os convida para serem seus amigos e a temerem não o sacrifício, mas uma vida sem sentido; Ele os encoraja a viver a vida como resposta a um chamado, na doação e no serviço aos outros; Ele os apoia na missão de encará-la como uma constante descoberta, com uma profunda curiosidade sobre seu sentido último e sobre o mistério de Deus” (cf. discurso inaugural de Bento XVI em Aparecida, 13 de maio de 2007).

Muitos jovens já acompanham com entusiasmo os preparativos deste encontro, especialmente aqueles que já tiveram a oportunidade de viver a experiência como é o caso da jovem Taiane Amanda, Coordenadora de Pastoral de um colégio salesiano de Manaus. Ela recorda com emoção sua participação no MJS 2013 em Madri: “Foi um momento ímpar. A alegria e o entusiasmo, próprios da juventude salesiana, eram contagiantes. A presença da Madre e do Reitor, o momento de adoração, as apresentações culturais, tudo falava de Deus! Um verdadeiro convite a crescer na fé!”

Encarregado do GT de Comunicação, Ir. Cledson Rodrigues, sdb, lembra que as inscrições serão feitas apenas pelos Coordenadores Inspetorias da Pastoral Juvenil; portanto, aqueles que desejarem participar, além de estarem vinculados aos grupos do Movimento Juvenil Salesiano deverão procurar o salesiano ou a Filha de Maria Auxiliadora responsável pela PJ nas respectivas inspetorias de origem.  Para mais esclarecimentos, Ir. Cledson recomenda o acesso aos botões “orientações gerais” e, “perguntas frequentes” disponíveis no site oficial do evento ou, a utilização do e-mail info@mjs.org.br.

Ir. Nádia Caetano dos Santos,fma

GT Comunicação do MJS 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀