EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Comissão Nacional de PJS se reúne

São Paulo/SP –  A Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana FMA / SDB se encontra nestes dias em assembleia no Colégio Santa Inês em São Paulo. O encontro se iniciou com um momento de oração na qual fomos convidados a ouvir frases significativas do papa Bento XVI, de Madre Mazzarello, de Dom Bosco e do Reitor-mor aos jovens. As palavras do papa Bento XVI foram caracterizadas pela mensagem de esperança, de ânimo e de incentivo aos Jovens a vivenciarem um encontro com Cristo para o poderem dar sentido para a própria vida.

As frases de Madre Mazzarello incentivavam os jovens a cultivarem a virtude da coragem, da alegria e a depositarem sua confiança em Deus. As palavras de Dom Bosco, por sua vez, colocavam os jovens como centro das preocupações da missão salesiana, e  recordava que para educá-los deve-se ao exercício da familiaridade que gera confiança, a pedagogia

dos gestos! Para concluir o padre Pascual Chaves reforçava a ideia de que os jovens constituem a razão de ser da Congregação Salesiana, vivemos a urgência da nossa missão de evangelizadores da juventude e somos chamados a educar, hoje, com senso de responsabilidade social.
Dois grandes temas ocuparam o primeiro dia reflexão: a Jornada Mundial da Juventude e a promoção da Pastoral na Rede Salesiana de Escolas. Quanto à JMJ Rio 2013, momento de reflexão do Padre Antônio Prado, o grupo foi incentivado a continuar o processo de preparação dos jovens e a estar atentos às diversas orientações técnicas publicadas no site oficial da Jornada e preparar com carinho a participação no Encontro Mundial da Juventude Salesiana em Niterói.
Quanto ao tema da animação pastoral na Rede Salesiana de Escolas, apresentada pelo Sr. Antônio Boeing, falou-se da necessidade da formação pastoral da comunidade educativa, em particular nos nossos professores. Mais uma vez recordou-se que pastoral não é “um setor”, mas uma exigência transversal que deve envolver a totalidade da vida da escola. Considerando a importância da formação dos educadores da Rede, está sendo lançada este ano uma coleção de três volumes sobre a formação dos nossos educadores. Foi também apresentado a importância da divulgação do curso de pós-graduação em Pastoral Escolar promovido pela Universidade Católica de Brasília. Os professores da Rede Salesiana, enviados pelas escolas, recebem um especial desconto de 80%.
Num mundo profundamente marcado pelo pluralismo é necessário estarmos preparados para dialogar com a diversidade. Nesse contexto emerge um grande desafio para uma justa compreensão do que significa o ensino religioso e como deve se configurar a nossa pastoral para não renunciarmos valores da nossa identidade. Recordou-se que a visão cristã dos fenômenos religiosos traz consigo uma perspectiva aberta ao diferente e caracterizada pela acolhida, respeito ao outro, tolerância e busca da verdade.
Enfim concluímos o primeiro dia refletindo sobre a importância de promovermos a pastoral como processo de promoção da fé e do conhecimento da pessoa de Jesus Cristo zelando pelo cotidiano da escola e traduzindo nossos valores e princípios em experiências de vida. Isso só será possível se o Projeto Pedagógico Pastoral da Escola for pensado como instrumento integrador da totalidade da vida da escola.

Pe. Antonio de Assis Ribeiro,sdb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀