EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Com Jovens na esperança

Manaus/AM – No dia 25 de Setembro, a comunidade do Pré-Noviciado foi à sede da Fazenda Esperança, cerca de 30 km do centro de Manaus. Lá eram celebrados os 10 anos de fundação da Instituição que recupera, em dois espaços distintos, jovens, mulheres e homens, dependentes de drogas. O espaço festivo estava repleto de pessoas solidárias à causa. Especial figura era a do Frei Hans que é o fundador nacional desta experiência. Na Arquidiocese de Manaus, ele foi apoiado diretamente por Dom Mario Pasqualotto. Pela manhã, a programação foi variada: visita aos espaços utilizados pelos jovens em recuperação:venda de diversos produtos produzidos pelos jovens internos, apresentação de danças, com destaque para a dança do grupo de hip-hop formado pelos jovens da Fazenda.

Na ocasião o Pe. Bené reencontrou vários antigos seus paroquianos da Paróquia Santa Teresinha, entre eles, um dos jovens que dançou o hip-hop e que fora coroinha em seu tempo de pároco. Os Pré reencontraram jovens da Fazenda a quem tinham conhecido por ocasião do Grito dos Excluídos. Os jovens acolheram bem os formandos salesianos também por deferência ao Pe. Gilberto Cucas que a cada fim de semana passa um tempo na Fazenda atendendo confissões. Os Pré se alegraram mais ainda com o encontro com um jovem, ex-aspirante salesiano de São Paulo e que também participara da fundação há 10 anos; ele, com orgulho, lembrava nomes de três de seus formadores salesianos e que hoje são bispos. Católicos das diversas comunidades, membros da Família Salesiana estavam colaborando ativamente com serviços de apoio às vendas de produtos e refeições. Toda a renda da festa será destinada à Fazenda Esperança de Moçambique. No grande painel, a frase de Bento XVI:”Quem tem esperança, vive diferente”. Pouco depois das 10:00, a comunidade retornou ao CESAF para se preparar para o Oratório na parte da tarde, já que tinha suspendido o da manhã.

Foi uma aula de formação: o interesse pelos jovens mais pobres marca a vida salesiana, mesmo que a Fazenda Esperança não esteja diretamente animada pelos salesianos. Neste caso recordaram o “Basta que sejam jovens para que vocês sejam meus amigos”. A droga- dependência é uma forma de frave pobreza.

Agora a comunidade espera poder passar um dia na Fazenda para conhecer a proposta num dia normal de atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀