[1846] Dom Bosco se encontra repousando em Castelnuovo d’Asti, após uma grave doença (cf julho passado) e escreve uma carta a Dom Borel, que o substitui no Oratório: na carta ele narra as circunstâncias trágicas da morte de um conhecido seu. Esta pessoa estava gravemente enfermo e, no passado havia abandonado a sua vida cristã, prometendo que se converteria quando ficasse curado. Obtida a graça, imediatamente esqueceu o que havia prometido. Um mês depois, morreu sem ter a oportunidade de preparar-se para o encontro definitivo com o Senhor.
[1859] Dom Bosco previu para a jovem condessa Rosa Cravosio que ela se tornaria uma religiosa domenicana. Apesar da rejeição que ela sentia por aquela ordem religiosa, a profecia realizou-se anos depois.
[1883] Na noite anterior à festa de Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina, Dom Bosco tem um sonho magnífico sobre o futuro das missões salesianas na América do Sul. Ele narrou este sonho aos membros do Conselho Geral no dia 4 de setembro próximo.
[1898] VIII Capítulo Geral da Sociedade Salesiana e reeleição do Conselho Geral. Pelo seu espírito de pobreza, Don Rua havia decidido também que fosse eleito o novo Superior geral, apesar do seu mandato de 12 anos terminasse somente em fevereiro de 1900. O venerável Don Rua foi reeleito por unanimidade.