O objetivo desta partilha é oferecer, todos os dias, aos salesianos e demais pessoas que acessam o nosso site um fato extraído das Memórias Biográficas de Dom Bosco como também fatos da nossa Congregação. Assim conheceremos melhor Dom Bosco e o amaremos mais profundamente.
1877 Dom Bosco inicia a boa noite com as seguintes palavras: Eis aqui uma moeda de 5 centavos, que alguém perdeu… servirá para cobrir as despesas do Oratório…. Depois fala da confiança em Maria Auxiliadora: Estamos celebrando a novena em preparação para a sua festa. Se algum de vocês depois de ter rezado a ela, não tiver sido atendido, eu escreverei imediatamente uma carta a São Bernardo, para dizer-lhe que ele se enganou quando afirmou que nunca escutou alguém dizer que depois de ter pedido algo à Santa Virgem não tivesse sido atendido… Fiquem tranqüilos, certamente eu não terei que escrever esta carta.
(MB XIII, 409-411)
1883 Dom Bosco visita pela segunda vez as Pequenas irmãs dos pobres (a primeira vez foi no dia 25 de abril passado), em Grenoble, subúrbio de Paris. Ele assegura ao Pe. Pernet que o acolhe, como também às irmãs que a obra deles está a serviço de Deus. O vosso instituto fará um grande bem na Igreja, continuem. Repetiu depois à Madre Maria de Jesus que depois ficou curada: A vossa Congregação precisa muito da senhora.
(MB XVI, 180-194).
- Em Auteuil, no subúrbio de Paris, recebe duas vezes a visita de Victor Hugo, célebre poeta francês. Depois de uma discussão calorosa sobre filosofia e religião, o autor se despede de Dom Bosco com as seguintes palavras: Eu sou Victor Hugo… Creio no sobrenatural, como também em Deus, e espero morrer na presença de um sacerdote que recomendará a minha alma ao Criador.
(MB XVI, 156-161).
1928 Cura milagrosa da Ir. Giuseppina Massimi da Congregação das Agostinianas, em Roma, pela intercessão do Venerável Dom Bosco, que tinha aparecido duas vezes para a religiosa (cf 15 e 18 de maio passados).
(MB XIX, 93)
Com Don Bosco ogni giorno, (1961), p. 201-202.