Por Antonio Veiga Neto, sdb
Acontece entre os dias 16 a 24 de janeiro de 2020 a Colônia de Férias do Centro Juvenil Salesiano (CJS) de São Gabriel da Cachoeira-AM. Este ano se trabalha como tema o pensamento de Dom Bosco: “Deus nos colocou no mundo para os outros”. Sob nova direção a comunidade salesiana conta como novo diretor, padre Franciclei Borges e Vice-diretor, padre Roberto Cappelletti.
A colônia de férias é um evento lúdico-religioso dentro da pedagogia salesiana que visa aproveitar a temporada de férias para favorecer às crianças, adolescentes e jovens um ambiente educativo de entretenimento e formação com uma metodologia festiva, criativa e dinâmica.
A abertura solene feita na quadra da obra, registrou a presença da vereadora Jaqueline Vieira, que compôs a mesa das autoridades com a equipe de direção do CJS juntamente com a Sra. Élida Arágua, coordenadora dos cooperadores salesianos, que deu a sua mensagem na língua nheengatu. A abertura contou com momento cívico e apresentações culturais feitas pelos grupos de hip hop e galeria dance. O momento de oração foi realizada pelo grupo de capoeira quilombo que entronizou a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com a música “Toque Santa Maria” e após a oração da ave-maria o padre-diretor declarou aberta a colônia de férias 2020.
Para a assessoria da colônia de férias o evento conta com os salesianos Antonio Veiga e Gustavo Silva que junto com uma equipe de 40 voluntários incluindo colaboradores, cooperadores e patrocinadores. As inscrições deste ano chegaram em 260 pessoas de 07 a 17 anos de idade que participarão das oficinas de: panificação, violão, hip hop, danças diversas, teatro, capoeira, comunicação e rádio. Além de atividades como bingo, torneios, esporte e lazer.
Os jovens na perspectiva pedagógica reconhecem a animação salesiana e todos os anos já aguardam este evento que movimenta a programação na cidade pela boa referência que o Centro Juvenil Salesiano manifesta no município de São Gabriel da Cachoeira-AM.