EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

COLÔNIA DE FÉRIAS EM MANICORÉ

Terminou no último final de semana 17 de janeiro, no Centro Juvenil Salesiano em Manicoré, uma animada Colônia de Férias promovida por um grupo de leigos da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Desde o dia 20 de dezembro a Pastoral da Juventude, estimulada pelo pároco e acompanhada pelo salesiano tirocinante Ilton Marques, vinha se articulando para a realização da Colônia, com reuniões para a programação e momentos de formação. Tudo foi definido para se realizar de 05 a 17 de janeiro de 2009, conforme aconteceu.

Apesar da existência de diversas áreas necessitadas na cidade, deu-se prioridade para o atendimento às crianças e adolescentes do bairro do Andaraí, o mais pobre da cidade onde continua o processo de construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe. Na impossibilidade de ser realizar nesse bairro a Colônia de Férias, por falta de infra-estrutura física, esse evento educativo foi sediado no Centro Juvenil Salesiano no centro da cidade.

Dias antes do início da colônia de férias um grupo de jovens voluntários estive nas ruas do bairro fazendo as inscrições de crianças, adolescentes e jovens para participarem das atividades educativas programadas. Inscreveram-se cerca de 200 crianças e adolescentes, um número significativo, uma vez que a um só bairro foi lançado o convite. Durante os dias de programação, as atividades foram desenvolvidas por um grupo de leigos voluntários, maioria jovem. Todos se empenharam na promoção das atividades sócio-educativas, esportivas, momentos de oração, encontros formativos com os meninos e meninas, palestras… Apesar da pouca experiência e tempo de formação, testemunharam descontração, senso de responsabilidade e generosidade.

Todos os dias no final da manhã era servido um delicioso “sopão” para os participantes; logo depois os participantes retornavam para as suas casas. Após as atividades os monitores se reunião para a avaliação do dia; à noite se fazia um momento de formação tendo como conteúdo a experiência pedagógica de Dom Bosco e o estudo de alguns tópicos do texto “Valores e atitudes do Educador Salesiano: subsídio para formação de Educadores”, escrito pelo padre Bira – CDB Manaus, 2008. No final da semana assistiu-se ao filme de Dom Bosco com reflexões feitas em cada capítulo.

A sustentabilidade dessa colônia de férias foi garantida graças a uma sensível mobilização dos paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, principalmente dos comerciantes e empresários. Contamos também com a parceria de diversas escolas que nos ajudaram doando a merenda escolar. Felizmente houve um trabalho em rede! São esses pequenos gestos de mobilização social que dá eficácia aos esforços de iniciativas como essa. Que Deus nos ilumine sempre na luta pelo social e pela dignidade humana de tantas crianças e adolescentes sem perspectiva de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀