Porto Velho/RO – A história do Colégio Dom Bosco se confunde com a história da própria cidade de Porto Velho. Na capital desde 1932, o colégio está se preparando para em 2012 comemorar 80 anos da presença educativa evangelizadora.
Basta uma convivência informal com os antigos e atuais profissionais do mercado de Porto Velho para identificar o grande número de ex-alunos formados em suas fileiras. São médicos, engenheiros, parlamentares, profissionais liberais e públicos, que guardam gratas lembranças de seus mestres e salesianos. Como não lembrar de grandes padres salesianos que foram formadores de gerações: Dom João Batista Costa, PE. Felinto Santiago, PE. Chiquinho, Dom Franco Dalla Valle, PE. Alberto Brescianni, PE. João Carlos Isoardi e tantos outros valorosos religiosos salesianos que continuam levando em frente o ideal de Dom Bosco: "Formar Bons Cristão e Honestos Cidadãos."
Aqui vale a pena destacar também a figura, ainda ativa, de um dos mais antigos educadores do Dom Bosco: Sr. Raimundo Francelino, ou para garotada do colégio, "Sr. Raimundinho". Sua presença, a mais de 20 anos, é a alegria para os alunos, pois assiste no pátio, os educandos, distribuindo as bolas e jogos para todos, além de ter sempre uma palavra amiga para partilhar.
O estilo salesiano de educar é o da familiaridade, do bom senso, da amizade, do diálogo, colocando o educando no centro do processo e direcionando-o para os valores da dignidade, humanidade, civismo, convergindo tudo para união com Deus, o bem maior. São João Bosco, santo italiano, fundador do Sistema Salesianos de Ensino, instituiu que não basta formar o ser humano somente no que tange a sua razão, ou esquemas lógicos e abstratos. Dom Bosco dizia que educação é obra do coração que envolve a alma do educando e o leva ao encontro pessoal de comunhão com seus semelhantes e com o Senhor da Vida, Jesus Cristo.
O Colégio Dom Bosco em Porto Velho, leva com determinação e qualidade, o maravilhoso desafio de educar, qualidade de ensino, fé e esperança a dezenas de gerações ao longo desses 78 anos de história vitoriosa. Venha fazer parte dessa história!
Porto Velho * Sexta-feira 16/04/2010 * O Estadão do Norte – Caderno Educação