EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Colégio Dom Bosco faz parte da história da educação em RO

Porto Velho/RO – A história do Colégio Dom Bosco se confunde com a história da própria cidade de Porto Velho. Na capital desde 1932, o colégio está se preparando para em 2012 comemorar 80 anos da presença educativa evangelizadora.

Basta uma convivência informal com os antigos e atuais profissionais do mercado de Porto Velho para identificar o grande número de ex-alunos formados em suas fileiras. São médicos, engenheiros, parlamentares, profissionais liberais e públicos, que guardam gratas lembranças de seus mestres e salesianos. Como não lembrar de grandes padres salesianos que foram formadores de gerações: Dom João Batista Costa, PE. Felinto Santiago, PE. Chiquinho, Dom Franco Dalla Valle, PE. Alberto Brescianni, PE. João Carlos Isoardi e tantos outros valorosos religiosos salesianos que continuam levando em frente o ideal de Dom Bosco: "Formar Bons Cristão e Honestos Cidadãos."

Aqui vale a pena destacar também a figura, ainda ativa, de um dos mais antigos educadores do Dom Bosco: Sr. Raimundo Francelino, ou para garotada do colégio, "Sr. Raimundinho". Sua presença, a mais de 20 anos, é a alegria para os alunos, pois assiste no pátio, os educandos, distribuindo as bolas e jogos para todos, além de ter sempre uma palavra amiga para partilhar.

O estilo salesiano de educar é o da familiaridade, do bom senso, da amizade, do diálogo, colocando o educando no centro do processo e direcionando-o para os valores da dignidade, humanidade, civismo, convergindo tudo para união com Deus, o bem maior. São João Bosco, santo italiano, fundador do Sistema Salesianos de Ensino, instituiu que não basta formar o ser humano somente no que tange a sua razão, ou esquemas lógicos e abstratos. Dom Bosco dizia que educação é obra do coração que envolve a alma do educando e o leva ao encontro pessoal de comunhão com seus semelhantes e com o Senhor da Vida, Jesus Cristo.

O Colégio Dom Bosco em Porto Velho, leva com determinação e qualidade, o maravilhoso desafio de educar, qualidade de ensino, fé e esperança a dezenas de gerações ao longo desses 78 anos de história vitoriosa. Venha fazer parte dessa história!

Porto Velho * Sexta-feira 16/04/2010 * O Estadão do Norte – Caderno Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀