EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Colégio Dom Bosco de Porto Velho retoma as atividade com ex-alunos

Com esperança retomamos a atividade com o Ex-alunos do Colégio Dom Bosco em Porto Velho. Foi escolhido o 1º de maio, como dia da retomada, tendo em conta um grande número de depoimentos (alunos atuais, professores, funcionários e também ex-alunos mais recentes) quanto aos momentos interativos que aconteceram e ainda acontecem nas obras salesianas durante o mês mariano.

Foi então que partindo dos informes históricos locais e considerando a grande ligação afetiva e efetiva de Dom Bosco com este grupo da sua Família religiosa, que aliado a uns poucos persistentes na idéia de se ter um grupo de ex-alunos, pelo menos os que mais recentemente (20 presenças constantes nas reuniões) deixaram o colégio; lançamos a proposta de retomada.

O caminho foi percorrido tendo presente os seis pontos possíveis de ação/reflexão; que nascem da proposta educativa recebida no colégio, oriunda da “máxima” que Dom Bosco incutiu na Associação, nos idos do período 1870-1888; quando viveu junto aos seus primeiros ex-alunos: “Se tornem fermento na massa como Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”. Não esqueçam, pois, dizia Dom Bosco; depois retomado por Pe. Rinaldi que sistematizou o grupo dos ex-alunos: São seis os possíveis pontos que melhor se orientam na vossa associação:

1- A formação pessoal (permanente) = Investindo no aprofundamento da fé os ex-alunos procuram robustecer seu conhecimento…….
2- A vida familiar = família é o principal campo de atuação dos Ex-alunos……
3- A vida comunitária = Comprometer-se com as questões sociais, é dever dos Ex-alunos. Procuram influenciar, inserir-se no campo das decisões, tendo presente a formação que receberam na casa salesiana ………
4- O compromisso com a comunicação = Dom Bosco era um comunicador por excelência. O ex-aluno seguindo os passos do Pai e Mestre deve saber comunicar e comunicar-se no dia-a-dia ……
5- Preferência pela ação solidária = Através da Associação, os ex-alunos de Dom Bosco serão capazes de promover e ser incentivadores de ações concretas em prol dos mais empobrecidos, sobretudo das massa juvenis ………
6- Comunhão com os outros grupos da família de Dom Bosco (F.S.) = Ao construir e vincular-se a um grupo local de ex-alunos; o integrante compromete-se em atuar em sintonia com a Família Salesiana, para aumentar a Grande Articulação Salesiana no mundo, com viva e incisiva eficácia de serviço e atendimento ………..

Dessa maneira está se configurando em 2008, a caminhada da FS em Rondônia. Oxalá possamos dar continuidade e que outros expoentes desta mesma proposta nestas terras do Gauporé venham somar forças …..

Agradecemos o esforço tenaz e constante do ex-aluno Ian Marcell e aos integrantes da Banda musical composta pelos alunos roqueiros dos terceiros anos 2008 que animaram o encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀