EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Colégio Dom Bosco (centro) acolhe as relíquias de seu Santo Padroeiro

O dia 23 de fevereiro será inesquecível para a comunidade educativo-pastoral do Colégio Dom Bosco de Manaus. A programação teve início com uma carreta feita pelos pais, educadores e alunos que foram às 7h buscar a Urna com as relíquias de Dom Bosco na Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia. No percurso até o colégio, as buzinas dos carros e as sirenes da polícia militar se uniram ao carro de som que anunciava, ao povo de Manaus, que Dom Bosco é educador e pai dos adolescentes e jovens.

Às 8h a urna entrou na escola e foi acolhida pelos alunos e educadores. A urna foi conduzida até a quadra principal da escola pelos alunos da guarda de honra do colégio onde permaneceu para as homenagens. Após o hino nacional, o Pe. Benjamim deu o bom dia a todos os presentes.

Após as palavras do padre inspetor, a comunidade educativa desenvolveu diversas apresentações em homenagem a Dom Bosco: a banda do colégio executou diversas canções salesianas, os alunos do ensino médio declamaram e dramatizaram um lindo poema, os professores entoaram a canção “Dom Bosco dos sonhos”, o grupo de Jazz dançou a música “Dom Bosco ameríndio”, e por fim, encerrando tais homenagens, houve a apresentação da Caravana do Xereta, um grupo circense que, a convite da pastoral, relembrou a todos os que estavam presentes, os anos de adolescência de Joãozinho Bosco quando ele utilizava a arte dos saltimbancos para atrair os meninos para perto de si.

Ao término das apresentações foi dado um tempo para visita pessoal de todos junto à urna. A programação da manhã encerrou com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Francisco Alves de Lima e concelebrada pelo Pe. Antonio Carlos, animador de pastoral.

A partir do meio dia, os ex-alunos do colégio estiveram presentes para fazer suas homenagens a Dom Bosco. Diante da urna, eles agradeceram a experiência que fizeram no Colégio e reafirmaram o seu lema: “Uma vez do Dom Bosco, sempre de Dom Bosco”.

Às 13h, os alunos do turno vespertino foram acolhidos pela banda do colégio. A programação da tarde teve início com o “boa tarde com Dom Bosco” feito pelo Pe. Gilberto, diretor do colégio. Em seguida, houve a apresentação dos alunos da educação infantil que dançaram a música “Profeta dos jovens”. Os alunos do ensino fundamental dramatizaram o sonho dos nove anos e coreografaram a música “Dom Bosco sem fronteiras”. O grupo de Jazz novamente apresentou a dança “Dom Bosco ameríndio”. Em seguida, para animar os alunos, a Caravana do Xereta realizou uma nova apresentação trazendo alegria para toda criançada. Após este momento de homenagens a Dom Bosco, houve um tempo para visita de todos à urna.

Por volta das 15h chegou a caravana trazendo os peregrinos da cidade de Manicoré. Eram 100 pessoas que se juntaram aos alunos, pais e educadores para também fazer suas homenagens ao santo dos jovens. A programação da tarde encerrou com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Antonio Carlos e concelebrada pelo Pe. Bira, pároco em Manicoré. A partir das 18h30 a programação continuou com os acadêmicos da Faculdade Salesiana Dom Bosco.

Às 7h, do dia 24 de fevereiro, novamente os alunos e educadores do colégio Dom Bosco se reuniram na quadra da escola para se despedir da urna que contém as relíquias de Dom Bosco. Durante a oração todos agradeceram a Deus por ter dado à humanidade este homem que, atento à realidade de seu tempo, criou um sistema educativo voltado para a educação da juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀