EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Colégio e Faculdade Dom Bosco debatem sobre o Aborto

O Colégio e Faculdade Dom Bosco de Manaus realizou no dia 20 a Iª Jornada de Responsabilidade Social. O evento teve como tema “Responsabilidade Social em Defesa da Vida” e apresentou uma série de palestras cujo objetivo foi esclarecer conceitos e idéias envolvidos no debate sobre o aborto.


A jornada iniciou com a palestra da gerente de Recursos Humanos da empresa Technos, Socorro Souza, que abordou o assunto “Responsabilidade Social Empresarial”. Socorro Souza apresentou as atividades de cunho social da Technos e frisou que antes de iniciar qualquer trabalho nesse sentido, a empresa precisa fazer o dever de casa. “A Responsabilidade Social começa em casa. Nossos funcionários precisam se sentir bem e valorizados. Daí sim nosso trabalho pode ir pra fora”, disse. A palestra foi complementada com a apresentação do presidente do grupo Raio de Sol, João Lima, que falou das atividades da associação que presta assistência às crianças portadoras de doença do sangue e de câncer. Lima ressaltou sobre o trabalho voluntário e as campanhas realizadas pelo grupo, além das atividades esportivas e culturais que as crianças participam.


A presidente da Federação Espírita Amazonense e coordenadora do Comitê Amazonense Brasil sem Aborto, Sandra Moraes, apresentou na seqüência “A dimensão histórica e legal do aborto e suas implicâncias sociais”. Ela enfatizou em seu discurso a defesa da vida e orientou, principalmente, os jovens que não se deixassem levar por todas as informações que são divulgadas na mídia. “Hoje recebemos uma enxurrada de informações todos os dias. Às vezes, essas informações são passadas de forma imediatista e manipuladora. E tudo isso influencia nossas vidas. Precisamos ter muita atenção, especialmente quando o que está em pauta é a vida humana”, afirmou a coordenadora do Comitê Brasil Sem Aborto. Em sua palestra, Sandra Moraes destacou ainda o resgate dos valores éticos e morais. “A nossa sociedade está carente de bons valores. Eventos como este, além de prestar esclarecimentos, ajudam na retomada dos preceitos éticos”, finalizou.



Por fim, o diretor do Colégio Dom Bosco, padre Antônio Assis Ribeiro (pe. Bira), explanou sobre “Os princípios éticos e cristãos que envolvem a dimensão do aborto”. Foram dez considerações sobre o tema. Entre elas as ideologias que pulverizam a sociedade, como o voluntarismo, o subjetivismo, o hedonismo, o tecnicismo, o utilitarismo e o democratismo. Na opinião de Pe. Bira, estas são ideologias que reduzem o ser humano a uma dimensão. “Vivemos a era do prazer, da sensação. Há um desequilíbrio nas situações. As pessoas se comovem com a mãe brincando com o bebê, mas não se comovem quando ela tira à força o feto do seu útero”, declarou. Todo o debate foi mediado pelo professor doutor Manoel do Carmo, que ministra aulas na FSDB. O encerramento foi feito pelos acadêmicos de Pedagogia que apresentaram a uma peça teatral baseada na obra “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire.



De acordo com o vice-diretor de extensão da FSDB, Davi Denis Dalla Vecchia, o intuito da Iª Jornada de Responsabilidade Social foi despertar a comunidade para tudo aquilo que está envolvido no debate sobre a legalização do aborto. “Queremos que as pessoas tenham uma idéia muito clara do que está implícito quando se fala nesse assunto”, afirmou. Dalla Vecchia acrescentou que espera que, quando ocorrer o plebiscito sobre o assunto, as pessoas estejam conscientes do que esteja sendo tratado naquele momento. Além disso, afirmou o vice-diretor, promover debates é sempre uma das atividades fins de uma instituição de ensino superior. “É para isso que existimos: para promover a reflexão sobre conceitos e conseqüências”, afirmou.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀