A comunidade Educativa Pastoral do Colégio Dom Bosco Leste-Manaus, retorna gradualmente suas atividades letivas presenciais e remotas, com uma Jornada Pedagógica-Pastoral organizada para a semana de 13 a 17 de julho. Cientes de que ainda enfrentamos a pandemia a escola retorna dentro dos novos padrões de segurança prescritos pelos órgãos competentes.
A acolhida dos educadores aconteceu na área externa do complexo educacional em clima de oração, seguindo a temática do dia focada na perspectiva do CUIDADO. O texto do bom pastor (Jo 10, 10-15) deu um norte para a oração pessoal. Padre Reginaldo Cordeiro (diretor) acolheu a todos com palavras motivadoras, abrindo assim, os trabalhos formativos.
A manhã prosseguiu com a reflexão conduzida pela psicóloga Jelcivane Pinheiro com a abordagem do tema: Saúde Emocional. Em uma de suas falas destacou a importância do assunto em questão ilustrando um dado da Organização Interacional do Trabalho de 2016, em que afirmava que o professor era uma das profissões que mais apresentava estresse e isso gerava grandes consequências na qualidade de vida do profissional levando-o ao adoecimento mental, emocional e físico. Isto bem antes do atual cenário emergido em decorrência da covid-19 que estamos enfrentando.
A jornada matutina foi finalizada com abordagem sobre o tema: O educador Salesiano no atual cenário, conduzida pelo padre Antônio Carlos (Animador de Pastoral). Inicialmente firmou-se a importância de considerar a pessoa do educador, sua identidade, e, portanto o seu ser como um todo. Juntos os participantes traçaram um diagnóstico das lições que este tempo de pandemia proporciona. Os educadores frisaram que foi um tempo de muita aprendizagem e busca de qualificar-se, tempo de superação, conquistas e muitos desafios.
Foi muito bom poder colocar em prática uma das exigências do nosso retorno de termos tempo para ESCUTAR, alunos, professores, colaboradores e equipe em geral. A partir desta dinâmica retomamos alguns princípios indispensáveis do nosso ser salesiano quando somos chamados a educar evangelizando e evangelizar educando no enfrentamento e superação da pandemia. Agradecemos a todos os membros do CDBL na retomada gradual dos trabalhos letivos no início do segundo semestre com as aulas presenciais e remotas.