Por Comunicação / Inspetoria São Domingos Sávio –
Todos os anos o Colégio Dom Bosco (CDB), no centro de Manaus, realiza um trabalho sobre a Campanha da Fraternidade (CF2017) que envolve os alunos do ensino médio. Este ano, coordenado pelo professor Osvaldo Tércio Santana, o projeto tem como objetivo fazer despertar nos os alunos a conversão ecológica para com a criação, dom de Deus, além de avaliar os riscos e ameaças que os biomas brasileiros enfrentam atualmente.
Para sensibilizar os alunos, foi apresentado um vídeo sobre os biomas e o professor de educação religiosa através de uma introdução histórica sobre a realidade da vegetação no Brasil dividiu as turmas do ensino médio em grupos de oito alunos que realizaram uma pesquisa sobre o bioma, sempre procurando destacar os principais problemas e desafios apresentados nos dias atuais.
Foi apresentado, durante três aulas, uma reflexão teológicopastoral sobre os biomas brasileiros. Durante o segundo momento de estudos, os alunos tiveram seus fundamentos baseados na Bíblia e no texto base da Campanha da Fraternidade.
No dia das apresentações dos grupos, os alunos doaram ao CDB plantas ornamentais que foram colocadas em vasos e distribuídas pelo ambiente da escola, que serão cuidadas pelos próprios alunos e equipe acadêmica ao longo do ano, com o intuito de aproximar a comunidade escolar da realidade dos biomas que a cercam.
A proposta deste projeto não ficará apenas neste trabalho, segundo o coordenador, a ideia é estuda-la ao longo do ano “Não queremos que este projeto finalize após as apresentações, por isso, iremos Celebrar os Biomas Brasileiros durante o ano, nas diversas celebrações da escola, será posta uma intenção pelos biomas e pelas pessoas que neles vivem. Além disso, durante os momentos de acolhida dos alunos, será rezada a oração da CF 2017”, finalizou Osvaldo Tércio.