EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CNBB

Bispo prelado de São Félix (MT) fala sobre os desafios da formação presbiteral

A Assembleia da CNBB aprovou, por unanimidade, o documento sobre a formação dos padres. Intitulado: Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, o documento recebeu a maioria significativa dos votos. Foi sobre esse assunto que o membro da Comissão responsável pelo tema central, bispo da prelazia de São Félix (MT), dom Leonardo Ulrich Steiner, falou no penúltimo dia de coletiva de imprensa, da 47ª Assembleia Geral da CNBB, em Indaiatuba (SP).

“Trabalhamos nesse documento vários dias e noites, incessantemente. Buscamos elaborar o melhor possível, pensando nos desafios, identidades e meios de formação dos novos presbíteros do Brasil”, afirma dom Leonardo Ulrich, e completou “recebemos várias emendas, e são elas que complementam o documento, por isso a demora na aprovação, porque todas elas devem ser votadas e aprovadas, para aí sim, ser integrada ao documento final”.

O bispo explica ainda que a intenção deste novo documento é orientar as novas gerações de presbíteros, e não uma “cartilha” de como devem ser ou não ser a formação desses novos padres no Brasil. “O documento é formador, ou seja, atua como uma bússola mostrando a direção a ser tomada na formação do novo presbítero, e não atuando na personalidade do indivíduo. O que queremos com isso é agregar novos valores ao indivíduo em formação, construindo assim uma geração de presbíteros muito mais preparadas do que a atual”, afirmou.

Com um pouco mais de 300 parágrafos, o texto foi dividido em três partes e aprovado em sua quarta versão. O novo documento aprovado não será divulgado. Ele se manterá em reserva até que seja encaminhado à Congregação para a Educação Católica, em Roma, para obter a aprovação final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀