EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CNBB realiza Mutirão da Comunicação em Belém

Com a finalidade de analisar as situações sociais nas quais estão inseridas milhares de amazônidas sem oportunidade, Belém sediou o 5º Mutirão Brasileiro de Comunicação, promovido pela Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Com o tema “Comunicação e Amazônia: fé e cultura da paz”, o evento, foi realizado pela primeira vez em Belém. A organização do encontro foi assumida pela Fundação Nazaré de Comunicação, que abrange os veículos TV, Rádio, Portal e Jornal Voz de Nazaré.


A conferência de abertura do evento aconteceu, no último dia 15, com o jornalista da Folha de São Paulo Leandro Beguoci. No dia seguinte, as atividades iniciaram o desenvolvimento do tema central do Mutirão em painel presidido pelo Arcebispo Metropolitano Dom Orani João, pelo representante da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz padre Bruno Sechi e pelo jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto. O debate foi mediado por Dom Flávio Giovenalle, Bispo de Abaetetuba.



Nos dias 17 e 20, a programação seguiu-se com seminários pela manhã e as atividades das oficinas e mini-cursos a tarde. Dentre os diversos temas a serem abordados estão “Religiões e missões na Amazônia”, “Organizações populares e promoção da vida”, “Contextos contemporâneos e paz”, “Mídias, imaginários e culturas amazônicas”, “Relações virtuais e paz”, “Produção cultural e construção de novas relações”, “Comunicação cultura e Igreja”, “Tecnologia na era digital”, “Instituições, meio ambiente e paz”. Para cada tema, houve três palestrantes e um mediador, dentre sacerdotes, profissionais e intelectuais convidados.



Os participantes também tiveram muitas opções de oficinas e grupos de trabalho, como os da Pastoral de Acolhida, Pastoral da Comunicação, Crítica de Cinema, Rádio e Desenvolvimento Local, Comunicação Litúrgica, Assessoria de Comunicação, Leitura Crítica dos Meios, Redação de Textos Jornalísticos, Rádio Jornalismo na Amazônia, Modelo de Gestão nas Emissoras, Comunicação e Família, Teorias da Comunicação, Comunicação no Pensamento da Igreja, A Presença da Mídia Católica na Ação Evangelizadora, A Imagem Pública da Igreja e TV Digital.



O Mutirão da Comunicação acontece a cada dois anos, sempre no mês de julho, é direcionado em especial aos estudantes da área, mas também aos participantes das várias “pastorais de comunicação” e os que querem se aprofundar no assunto. Por isso, o mutirão se desloca para os vários locais do Brasil: já aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais; São Paulo – capital; Salvador, na Bahia, e Guarapari, no Espírito Santo. Após o Mutirão de Belém do Pará, será a vez, em 2009, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.



O fato de a Amazônia ter sido escolhida como local, partiu do tema que está sendo discutido amplamente e aprofundado na questão da comunicação, a partir do foco da Campanha da Fraternidade 2007.



Um grupo de oito educadores do Salesiano do Trabalho, juntamente com o Pe.Pádua, participou do evento. A comunidade salesiana abriu suas portas para hospedar, a pedido de D. Orani, arcebispo de Belém, vários sacerdotes e religiosos provenientes de vários lugares do Brasil.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀