EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CNBB realiza Mutirão da Comunicação em Belém

Com a finalidade de analisar as situações sociais nas quais estão inseridas milhares de amazônidas sem oportunidade, Belém sediou o 5º Mutirão Brasileiro de Comunicação, promovido pela Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Com o tema “Comunicação e Amazônia: fé e cultura da paz”, o evento, foi realizado pela primeira vez em Belém. A organização do encontro foi assumida pela Fundação Nazaré de Comunicação, que abrange os veículos TV, Rádio, Portal e Jornal Voz de Nazaré.


A conferência de abertura do evento aconteceu, no último dia 15, com o jornalista da Folha de São Paulo Leandro Beguoci. No dia seguinte, as atividades iniciaram o desenvolvimento do tema central do Mutirão em painel presidido pelo Arcebispo Metropolitano Dom Orani João, pelo representante da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz padre Bruno Sechi e pelo jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto. O debate foi mediado por Dom Flávio Giovenalle, Bispo de Abaetetuba.



Nos dias 17 e 20, a programação seguiu-se com seminários pela manhã e as atividades das oficinas e mini-cursos a tarde. Dentre os diversos temas a serem abordados estão “Religiões e missões na Amazônia”, “Organizações populares e promoção da vida”, “Contextos contemporâneos e paz”, “Mídias, imaginários e culturas amazônicas”, “Relações virtuais e paz”, “Produção cultural e construção de novas relações”, “Comunicação cultura e Igreja”, “Tecnologia na era digital”, “Instituições, meio ambiente e paz”. Para cada tema, houve três palestrantes e um mediador, dentre sacerdotes, profissionais e intelectuais convidados.



Os participantes também tiveram muitas opções de oficinas e grupos de trabalho, como os da Pastoral de Acolhida, Pastoral da Comunicação, Crítica de Cinema, Rádio e Desenvolvimento Local, Comunicação Litúrgica, Assessoria de Comunicação, Leitura Crítica dos Meios, Redação de Textos Jornalísticos, Rádio Jornalismo na Amazônia, Modelo de Gestão nas Emissoras, Comunicação e Família, Teorias da Comunicação, Comunicação no Pensamento da Igreja, A Presença da Mídia Católica na Ação Evangelizadora, A Imagem Pública da Igreja e TV Digital.



O Mutirão da Comunicação acontece a cada dois anos, sempre no mês de julho, é direcionado em especial aos estudantes da área, mas também aos participantes das várias “pastorais de comunicação” e os que querem se aprofundar no assunto. Por isso, o mutirão se desloca para os vários locais do Brasil: já aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais; São Paulo – capital; Salvador, na Bahia, e Guarapari, no Espírito Santo. Após o Mutirão de Belém do Pará, será a vez, em 2009, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.



O fato de a Amazônia ter sido escolhida como local, partiu do tema que está sendo discutido amplamente e aprofundado na questão da comunicação, a partir do foco da Campanha da Fraternidade 2007.



Um grupo de oito educadores do Salesiano do Trabalho, juntamente com o Pe.Pádua, participou do evento. A comunidade salesiana abriu suas portas para hospedar, a pedido de D. Orani, arcebispo de Belém, vários sacerdotes e religiosos provenientes de vários lugares do Brasil.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀