Dia 26 de outubro, o presidente da CNBB, Cardeal Geraldo Majella Agnelo, enviou carta a todos os arcebispos e bispos, onde informa sobre o Prolongamento do Ano da Eucaristia no Brasil e da concessão de indulgência. Diz a carta:
Estimados irmãos no Episcopado
Com a carta de 11 de outubro deste ano, a Secretaria de Estado da Santa Sé comunicou ao Presidente da CNBB que o Papa Bento XVI, de bom grado, acolheu o pedido da 43ª Assembléia Geral da CNBB e estendeu o Ano da Eucaristia para o Brasil até o dia 21 de maio de 2006, data de encerramento do XV Congresso Eucarístico Nacional de Florianópolis.
Ao mesmo tempo, o Papa também estendeu a possibilidade de obter a indulgência plenária até 21 de maio de 2006 para quem satisfizer as condições previstas: confissão sacramental, comunhão eucarística, oração na intenção do Papa e disposição para evitar todo pecado.
A CNBB alegra-se por esta decisão do Papa Bento XVI e tem a certeza que ela poderá contribuir em muito para aumentar os frutos da preparação e celebração do XV Congresso Eucarístico Nacional.
Aproveito a ocasião para saudá-los e para lhes desejar, fraternalmente, todo o bem.
Cardeal Geraldo Majella Agnelo
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Presidente da CNBB