EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CNBB: Encontro de catequetas e professores de Teologia Pastoral.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, órgão da CNBB, realizou nos dias 05,06 e 07/03, na casa de retiro Lareira São José, das irmãs Passionistas, São Paulo. Este é o terceiro encontro de Catequetas e Professores de Teologia Pastoral. O principal objetivo foi promover o estudo do Documento de Aparecida e suas implicações à catequese e a Teologia pastoral incentivando a pesquisa. Éramos um grupo de 32 participantes de vários Estados do Brasil.

Tivemos a simpática presença dos assessores da Comissão, Pe. Videlson e Ir. Zélia, CM. Esteve durante todo o encontro o bispo Juventino Kestering, um dos membros da Comissão e do Celam. Quatro temas nortearam as reflexões a partir de um contexto geral: Implicações de Aparecida para a Pastoral e a Catequese. Dia 05 a Eclesiologia; dia 06 a Teologia Pastoral e Metodologia Pastoral; dia 07 a Catequese.

Padre Cleto Calimam, sdb, apresentou a complexa eclesiologia como uma grande “fusão de horizontes”, com a imagem das cores que grupos de participantes, com suas idéias, trouxeram para o evento. Cada um pintou o contexto segundo suas opções; no final surgiu um desenho que privilegiou uns e escureceu outros aspectos. Por isso é possível analisar o Documento com quatro eixos de tensões: 1. Homogeneidade e pluralismo; 2. Hierarquia e laicato; 3. Comunidades eclesiais de base e Movimentos eclesiais; 4. Povo de Deus e comunhão. Calimam apresentou com clareza que uns dos problemas sérios é a ausência de uma teologia da igreja particular que, fragiliza a comunhão e dispersa as iniciativas.

Dom Demetrio Valentini esteve conosco no dia 06 e nos apresentou as questões pastorais pendentes, lacunosas e contraditórias do Documento. Usou a imagem da Vindima para dizer que o Evento de Aparecida, mais importante que o próprio texto, foi uma grande obra de produção de vinho que, infelizmente, teve a mistura de muitos “bagaços” – referencia às muitas mãos que produziram o texto – e, por conseguinte muitas fermentações que prejudicaram a pureza do texto que temos em mãos. Contudo é possível retirar mesmo de um texto feito às presas algumas intuições fundamentais: 1. Re-encontro com a tradição eclesial do ser Igreja na América Latina e Caribe a partir da encarnação da realidade; 2. A retomada da caminhada da renovação conciliar na linha das conferencias anteriores; 3. Novo fôlego na opção pelos pobres; 4. Recuperação das Cebs como espaços eclesiais de forte identificação e vivencia religiosa; 5. A necessidade de mudanças estruturais na Igreja, sobretudo a paróquia. Dom Valentini nos deu uma chave de leitura do Documento mostrando que: os capítulos 2, 5, 7 e 8 foram elaborados dentro da linha da opção pelos pobres; o capitulo 10 é mais na linha de uma pastoral de elites como se delas pudessem surgir uma mudança estrutural; os capítulos 3, 4, 6 e 9 são mais doutrinários e nada acrescentam ao Documento. O belo de Aparecida foi a presença e a simpática acolhida do povo nos vários momentos da Assembléia, nos hotéis, nas romarias, nas missas. Tudo isto sensibilizou os participantes da Assembléia. Muitos que chegaram pessimistas saíram cheios de esperança e muitos que pensavam que a Assembléia seria muito festiva e pouco realista saíram comprometidos e renovados.

Na tarde do mesmo dia 06 o padre Joel Portella mexeu com nossas certezas a partir do tema da “mudança de época” presente nas reflexões de Aparecida. Uma mudança que desarma nossa compreensão e forma de agir no tempo, no espaço e nas relações. Está em curso uma re-definição da civilização e, portanto, das escolhas, dos valores e dos comportamentos do ser humano. Isto compromete a Evangelização, pois somos herdeiros de uma estabilidade, de verdades, enquanto o contexto é de mobilidade, desenraizamento e mutações. A força do testemunho será mais acolhida do que a força da doutrina. Padre Joel considera o texto de Aparecida lúcido e corajoso, a pesar das lacunas.

Na ultima reflexão padre Lima, sdb, nos mostrou os elementos catequéticos presente no conjunto do texto, sobretudo, a necessidade de uma “iniciação cristã” como forma catecumenal de formação seja dos catequistas como dos destinatários. Infelizmente, segundo padre Lima, o Documento não deu o devido valor a este processo iniciático nem a formação dos catequistas. Não obstante isto o texto permanece profético e catequético.

O debate em torno da temática foi muito interessante. Cada um procurou tirar conclusões a partir de sua ação concreta. O clima foi de diálogo e reciprocidade. Surgiu a idéia de formar uma Associação de catequetas e professores de teologia pastoral, contudo, a proposta ainda não está madura. Iremos continuar com os encontros anuais e quem sabe concretizar a idéia daqui a dois anos. “Nada do que foi será”. Creio que esta expressão sintetiza muito o evento de Aparecida. Agora é a oportunidade de saborear o bom vinho e usar o “bagaço da uva” para fazer uma boa garapa (Dom Valentini).

Dicas de leituras sobre Aparecida:

1. Ameríndia (org). V Conferencia de Aparecida, renascer de uma esperança, São Paulo, Paulinas, 2008.
2. Agenor Brighenti, A desafiante proposta de Aparecida, São Paulo, Paulinas, 2007.
3. Paulo Suess, Dicionário de Aparecida, 40 palavras-chaves para uma leitura pastoral do Documento de Aparecida, São Paulo, Paulus, 2007.
4. Agenor Brighenti, Para compreender o Documento de Aparecida o pré-texto, o com-texto e o texto, São Paulo, Paulus, 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ENCONTRO VOCACIONAL

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM Aconteceu em São Gabriel da Cachoeira-AM, no dia 06 de maio, festa de São Domingos Sávio, patrono da Inspetoria, o encontro vocacional realizado pela comunidade Salesiana.

Leia mais

ENCONTRO DE FORMANDOS ONLINE

FESTA EM HONRA DE SÃO DOMINGOS SÁVIO No dia 06 de maio, festividade de São Domingos Sávio, padroeiro da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, os formandos da Inspetoria de Manaus

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀