EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados homenageia Campanha da Fraternidade em sessão solene

Doze deputados de sete partidos discursaram no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em sessão solene que homenageia a Campanha da Fraternidade 2009, “Fraternidade e Segurança Pública”. Cerca de cem pessoas estiveram presentes no evento. O vice-presidente e o assessor político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), respectivamente, dom Luiz Soares Vieira e padre José Enarnne Pinheiro, participaram do ato.

Durante a solenidade, foram cantados o Hino Nacional brasileiro e da Campanha da Fraternidade e assistido o primeiro bloco do vídeo da Campanha, com duração de 15 minutos, que realçou o tema da Campanha com imagens e falas de autoridades civis, militares e religiosas.

O vice-presidente da CNBB assistiu às falas dos deputados e ao final da sessão afirmou estar satisfeito com a qualidade dos discursos dos deputados sobre a CF-2009. Dom Luiz disse ser gratificante organizar uma Campanha como esta, que mobiliza a sociedade brasileira. Ele aproveitou para convocar os deputados a participarem, bem como a sociedade de modo geral.

Entre as falas, os deputados destacaram a importância de a CNBB assumir a temática desta Campanha, que no discurso do deputado Nelson Pelegrino, foi chamada de “campanha visionária e atual”. Segundo o deputado, a Câmara é companheira da Conferência dos Bispos nesta iniciativa e indicou a família como construtora dos valores e a chave da superação da cultura de violência.

Já o deputado Geraldo Magela acusou a lei vigente de ser “mais dura para os pobres e negros, e mais branda para os brancos e ricos”. Para o deputado, a Campanha da Fraternidade deste ano é um convite para cobrar o fim da impunidade no país, e advertiu: “Para que a paz seja fruto da justiça, é preciso dar ocupação saudável e acesso universal ao lazer, cultura, esporte e religião aos nossos filhos. Há vários meios de se combater a injustiça, sobretudo no âmbito familiar”.

“A missão desta Casa é se constituir como espaço da civilização e da ética, além de irradiar os princípios que norteiam os seres humanos”, afirmou o deputado Rodrigo Rolemberg do Distrito Federal. A sessão, de acordo com suas palavras, é um gesto de aproximar os caminhos do bem e lembrar de que o ser é mais importante do que o ter. Disse estar contente com a iniciativa da CNBB de mobilizar a sociedade em favor da justiça.

A sessão foi presidida pelo deputado Luiz Couto (PT/PB) e composta por dom Luiz Soares Vieira, o secretário do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), reverendo Luis Alberto Barbosa e o integrante da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), frei Luis Nunes da Mota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀