EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CJS – MANICORÉ PROMOVE ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PARA EDUCADORES E EDUCANDOS.

Semana Pedagógica


Com o tema extraído da estréia 2006 do Reitor-Mor: Família, berço da vida e lugar primeiro de humanização foi realizada a 2º Semana Pedagógica do CJS de Manicoré nos dias 17-21/07. A organização dos trabalhos ficou a cargo do Sr.Inácio Guedes, funcionário da ISMA. Com o objetivo primeiro de refletir sobre a situação das relações familiares dos educadores da obra os temas tratados durante o encontro foram: Carisma salesiano e espírito de família (Sr.Inácio Guedes), A estréia 2006 e a família hoje (Ir. Jaqueline, fma), Valores culturais da família na realidade de Manicoré (Sr. Geraldo – Pastoral Familiar), Políticas Públicas para as famílias de Manicoré (Vera – Assistente Social do CJS e Sr. Roberto – Secretário de Assistência Social). As reflexões suscitaram nos educadores um confronto com sua própria história familiar ao mesmo tempo em que ressaltaram o significado do clima de família na proposta pedagógica salesiana. Os trabalhos foram concluídos com um dia de lazer para os educadores e familiares. Conferimos pelas palavras do educador Pedro, do setor de Esporte e Lazer, uma apreciação da semana pedagógica: “O que destaco dessa semana é a participação das nossas famílias na nossa atividade de encerramento. Achei válido porque nossos familiares puderam ver na prática todos aqueles valores que partilhamos durante a semana. A valorização das nossas famílias sempre é importante e nos ajuda a criar esse clima de família dentro do ambiente da obra”.


Gincana da Amizade



O lema É tempo de fazer amigos deu a tônica da gincana promovida entre educadores e educandos do CJS no dia 18/06. Sob a coordenação do salesiano Márcio a gincana teve como objetivo fortalecer os laços de integração entre a comunidade educativa e os jovens que participam dos cursos e oficinas da obra. Para a abertura das atividades contou-se com a presença de D. Francisco Merkel, bispo de Humaitá, que aproveitando de sua visita pastoral dirigiu algumas breves palavras sobre os valores familiares aos educadores e educandos. Após o bom-dia a garotada participou com entusiasmo e espírito de cooperação das diversões propostas. A última atividade, que consistia em cada equipe manifestar uma mensagem de amizade para a outra, resume bem o clima de confraternização entre os participantes durante a gincana. O adolescente Elilton, que participa do curso de pintura, assim definiu o significado dessa experiência formativa: “Foi legal porque todo mundo se empenhou, o pessoal procurou ser bem criativo e aprendi que a amizade a gente conquista com aquilo que nós somos, ela não se compra, e uma vez conquistada devemos cuidar bem dela”.



Formação de Lideranças



Pensando na retomada das atividades noturnas do oratório do CJS o voluntário Francesco juntamente com o Márcio (sdb) organizaram alguns encontros de formação para animadores de oratório. Contando com a participação de dezesseis jovens lançou-se a semente desse projeto que está previsto para começar em agosto. Nos encontros foram abordados, de forma mais incisiva, o significado da assistência salesiana e a dimensão evangélica-educativa do ambiente oratoriano. A iniciativa é positiva porque acolhe o jovem no seu espaço por excelência que é a noite e ainda desperta um trabalho com lideranças juvenis oriundas da ação educativa da própria obra. O jovem Alysson, que freqüenta o curso de informática da obra e que participou dos encontros de formação, acredita que “o importante é que os jovens venham e se divirtam tanto que ao sair do oratório cheguem em casa tão cansados que não pensem em ficar fazendo besteiras na rua”.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀