EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Chegada da Nova Comunidade Salesiana em Manicoré-AM

Manicoré/AM – A nova comunidade salesiana de Manicoré é composta pelos salesianos: Pe. Antonio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), o ir. Antonio Stefani e o jovem tirocinante S. Ilton Marques. A comunidade está em Manicoré desde o dia 08 de agosto, após uma belíssima viagem de 3 dias subindo o Rio Madeira, chegando ao seu destino.

Os salesianos saíram de Manaus na quarta-feira dia 08, festa da Transfiguração do Senhor, o qual manifesta seu esplendor divino aos seus discípulos e ao mesmo tempo nos convida a subir no monte Tabor, lugar de sua revelação, para sermos bons anunciadores de seu Reino nesse novo desafio.

A Chegada foi justamente na semana em que a juventude da obra (Centro Juvenil) estava fazendo os preparativos finais para a festa de Dom Bosco, os preparativos tinham começado há um mês com a realização de uma grande gincana que foi coroada no dia 13 de agosto com uma belíssima caminhada pelas ruas de Manicoré contando com a participação de 300 jovens caminhando e rezando até a comunidade Dom Bosco. Lá a caminhada foi concluída com a santa missa, presidida pelo novo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, o Pe. Bira.

No dia 16 de agosto, aconteceu o término das festividades bosquianas com uma procissão até à comunidade Dom Bosco, onde o povo Deus cantava e rezava, homenageando o santo da juventude. Ao chegar na comunidade foi celebrada a santa missa numa área campal bastante agradável, facilitando a participação e bons momentos de encontro com Cristo através de sua Palavra. A santa missa foi presidida pelo Pe. Alfredo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora.

Depois de toda essa movimentação com a juventude do Centro Juvenil e da Paróquia, a comunidade salesiana animada pelo Pe. Bira, começou a fazer o reconhecimento das duas frentes de trabalho. Por isso, desde o dia 18 de agosto, o Pe. Bira, após reunir a comunidade salesiana, vem conversando com todos os coordenadores de pastorais, equipes, associações religiosas e com os colaboradores do Centro Juvenil fazendo alguns encaminhamentos para o bom andamento do glorioso trabalho de evangelização salesiana em Manicoré.

Efetivando a estratégia de conhecimento da realidade pastoral da paróquia através da escuta, desde o 18 de agosto segue um calendário de reuniões todas as noites onde cada pastoral se apresenta, se auto-avaliando e manifestando perspectivas futuras. Dessa forma já se reuniram a pastoral catequética, a pastoral do dízimo, pastoral da litúrgia e música, pastoral da juventude, pastoral da família, pastoral da comunicação, pastoral da criança e pastoral do Batismo.

Na próxima semana haverá reunão com os grupos e associações da paróquia e do Centro Juvenil. Por fim, o pároco visando ampliar o conhecimento da realidade, pretende encontrar-se com algumas autoridades da cidade, realizando seu papel de pastor e animador da presença salesiana na cidade, estimulando a abertura e possibilidade de parceira e ação conjunta naquilo que for possível. O delicado quadro da realidade infanto- juvenil manicoreense, dentre outros desafios populares, requer uma postura pastoralmente aberta. Que o Cristo pobre, obediente e casto, se faça cada vez mais presente em nossa vida e nos ajude a sermos bons anunciadores do Evangelho da justiça e da paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀