EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CG27: Estatísticas

ANS/Roma – Uma Congregação internacional empenhada na educação como a Salesiana não é de fácil interpretação em seus dados estatísticos. Precisa tanto de um contexto específico, que evidencie o horizonte evangélico no qual ela opera, quanto de sagacidade e decisão: nem tudo pode sempre ser avaliado apenas segundo prioridades humanas.

O andamento numérico dos Salesianos nos últimos 18 anos – espaço de tempo à disposição dos Capitulares (do CG24 a hoje) – precisa de mais leituras a serem situadas em contextos diversos: do geográfico ao histórico, do social ao cultural.

Pode ser interessante quiçá, e satisfazer também alguma curiosidade verificar: o aumento dos mortos; o andamento quase estacionário dos noviços que anualmente não superam os 500; o ligeiro, mas quase constante incremento do número dos Salesianos chamados ao Episcopado (atualmente 122).

As variações no contexto geográfico se devem à variação de algumas Regiões e à constituição de novas Circunscrições; e se em cinco Regiões o pessoal salesiano diminui, noutras três (África-Madagascar, Ásia Leste-Oceânia, Ásia Sul) aumenta.

Nos últimos 18 anos a Congregação cresceu em presença em diversos países, passando de 126 a 132. Contemporaneamente as comunidades canonicamente eretas atingiram um número que supera de pouco as 1800 unidades.

Interessante é também ler as variações na tipologia das obras: aumentam as escolas e os centros profissionais; estacionários os internatos; em crescimento as atividades envolvidas na orientação vocacional.

Significativo o crescimento na área da promoção social e das obras de assistência aos jovens marginalizados, que compreendem programas de rua, casas de acolhença para jovens periclitantes, assistência sociopastoral aos imigrantes, dispensários, ambulatórios, centros de promoção social. Globalmente, houve uma quase duplicação: de 564 passou-se a 1168 presenças, em 18 anos.

Contínuo o empenho missionário: nas últimas seis Expedições foram mandados 206 missionários, procedentes de 56 Inspetorias.

Perante uma diminuição numérica dos Salesianos consagrados não diminuiu o conjunto das atividades e presenças: assim, em cada âmbito se registra um aumento de presenças de membros da Família Salesiana, de leigos e também de outros religiosos consagrados não-SDBs.

Para compreender a realidade de uma Congregação em contínua evolução isso não é tudo: os Capitulares têm à disposição os dados estatísticos globais, por Região e por Inspetoria, muitos também postos lado a lado, comparados com os dos CG25 e CG26.

Outras tantas ‘fotos’ e um ponto de partida para interpretar, com sabedoria e inteligência, a realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀