EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CG26 – LUGARES SALESIANOS

LUGARES SALESIANOS
1 MARÇO 2008

Do Colle Dom Bosco a Chieri e a Valdocco, e de Valdocco ao mundo inteiro è o caminho do carisma salesiano. È a força de um carisma suscitado pelo Espírito, que se transmite graças ao testemunho coerente e fiel de tantos testemunhos. Conscientes de que o mundo salesiano olha com atenção à ICP porque a ela é confiada a guarda dos lugares de Dom Bosco, por isso nos dedicamos com cuidado ao “Projecto dos Lugares Santos”. Lugares (Colle, Valdocco, Chieri e arredores) ricos de memórias, documentos, museus, itinerários espirituais.
Hoje os lugares salesianos são meta contínua de peregrinações. Eis os dados relativos ao no 2007.

Em Valdocco:
A Casa Mãe, em si mesma, é constituída por muitas realidade pequenas e grandes, que acolhem e acompanham muitas pessoas, as mais diversas, que podem ser assim reagrupadas:
Peregrinos na Casa Mãe Margarida cerca de 14.800 (das quais 5.300 na “casa Dom Bosco” porque pertencestes à Família Salesiana);
Scolaresche que vêm para um almoço de farnel, cerca de 29.000 para um total de cerca de 500 grupos, divididos em elementares, médios e superiores. Chegam de Valle d’Aosta, Piemonte e Lombardia. Alguns da província de Piacenza, mas não de outras regiões: trata-se, de facto, de excursões de um só dia.
Peregrinos (em grupo ou individualmente) em visita aos lugares com cerca de 34.250 (dos quais 27.852 são italianos e 6.398 estrangeiros). Vêem de outras partes da Itália, e muitos estão ligados ao mundo salesiano ou por serem estudantes nas nossas escolas. Antigos alunos, grupos de catecismo (por vezes também em dias de retiro de preparação aos Sacramentos da Comunhão e Crisma), oratórios (também diocesanos)
Muitos são também peregrinos não Italianos, cobrindo todos os continentes: Europa (na maior parte); Ásia (em particular da China e Japão); América do Norte e Centro, América do Sul (Brasil e Argentina); Oceania (Austrália, com “geminação” de há dois anos com estudantes dos college SDB, perto a Melbourne; África (poucos, normalmente irmãos ou sacerdotes missionários).
Mas uma parte significativa está ligada à frequência das festas salesianas (Maria Auxiliadora, Dom Bosco, etc.); a frequência à Santa Missa, a cursos de espiritualidade, encontros de formação, encontros de oração, etc., para um total de cerca de 380.000 pessoas. Valdocco tem em si também outras realidades da vida quotidiana, que se devem acrescentar: 280 jovens da nossa escola média “Domingos Sávio”; 400 jovens (cursos diurnos e nocturnos) do centro de Formação Profissional; jovens do catecismo (dos cursos elementares aos cursos médios) cerca de 500.

AO Colle Dom Bosco:
No seu complexo o Colle oferece 400 quartos, das quais 60 são quartos duplos ou simples. O acolhimento oferece numerosas possibilidades, com algumas actividades organizadas: muitas são as pessoas que a título diverso se dirigem ao Colle, como também aos lugares vizinhos em referência sobretudo a São Domingos Sávio e Mãe Margarida.
Peregrinos reagrupados, cerca de 800 grupos, passa manualmente pelo Colle (tantos grupos chegam porém sem reserva, visitam rezam e partem). São cerca de 200 os grupos provenientes do estrangeiro (países europeus sobretudo, mas ultimamente também de outros continentes guiados por Missionários Salesianos ou Sacerdotes diocesanos ou agências turísticas). São cerca de 3000.000 peregrinos que passam pelo Colle anualmente.
As pessoas que vêm habitualmente ao domingo ou nas festas para a Santa Missa, ou para um passeio dominical familiar, chegam a ultrapassar as 600.000 pessoas.
Os grupos que passam pelo Colle e arredores são sobretudo paroquiais (famílias) e juvenis.
Espiritualidade e formação. São cerca de 240 os grupos passados em 2007 para um ou mais dias de formação e/ou retiro (predominando a espiritualidade e o carisma de Dom Bosco e Mãe Margarida ou sobre temas fortes do ano litúrgico).
São 175 os grupos residenciais (de 2 a 7 dias de permanência com mais de 20.000 reservas) destes 49 do Piemonte, 54 do resto da Itália e 72 do estrangeiro. Sobretudo: Grupos vocacionais, jovens animadores, grupos da escola, pais (uns 15), professores (uns 10), seminaristas (uns 10).
O Colle como lugar de formação e espiritualidade para a Família Salesiana; estiveram 32 grupos da FS para, ao menos, 3 dias residenciais; 11 os grupos dos SDB (Exercícios Espirituais e formação permanente, profissão perpétua), 4 de FMA e 17 Cooperadores. (80% de fora da Itália)
Grandes celebrações e convocatórias quer da Familiar Salesiana quer da diocese ou de outros Movimentos. Festa para jovens do catecismo e Pais Diocesanos de Asti e Turim, festa de Escola (cerca de 15 Escolas católicas, não somente salesianas, vivem tal experiência cada ano), festas MGS, dias de oração (grupos do Padre Pio e Renovamento Carismático), Festival “Canta la vita”, Verão com jovens “Um dia com Dom Bosco” (cerca de 15,000 jovens dos centros de verão do Piemonte, Liguria e Lombardia em 16 dias), Festa de esposos (cada 25 de Abril), aniversário de Dom Bosco (15-16 de Agosto), profissões religiosas SDB, Harambée AM-VIS Itália por ocasião da entrega do crucifixo aos Missionários, Vigílias e celebrações nos momentos principais do ano litúrgico.
O “Projecto Lugares Salesianos” no qual de se deverão integrar o Projecto Colle e o Projecto Valdocco, está-se a realizar em três momentos contemporaneamente, através do renovamento dos lugares salesianos da memória e das estruturas receptivas; a simplificação e reorganização da presença salesiana; caminhos pastorais e espirituais de conhecimento e interiorização das mensagens.
“Maria Auxiliadora è o referência estratégica para o renovamento da congregação e de toda a Família Salesiana. Valdocco é a casa dos adolescentes e dos jovens”.
A elaboração do Projecto Valdocco intende evidenciar Valdocco como:
• Centro de encontro com o carisma educativo de Dom Bosco e do seu desenvolvimento.
• Lugar de evangelização, formações permanente e espiritualidade.
• Centro de actualização e de relançamento da devoção mariana.
• Casa dos adolescentes e dos jovens.
• Centro põe a FS em comunhão com a própria história e com o próprio carisma.
• Casa de acolhimento.

O Projecto Colle pretende sublinhar e alcançar alguns objectivos formativos:
• Aproximar os acontecimentos da vida de Dom Bosco e da sua missão.
• Aprofundar o carisma vocacional, pastoral e missionário de Dom Bosco.
• Redescobrir Dom Bosco como referência central da projecto, acção pedagógica e pastoral, com o mundo juvenil, com as pessoas do povo e a dimensão missionária
• Reler a acção pedagógica à santidade nos acontecimentos da vida de Domingos Sávio e descrita por Dom Bosco na vida do jovem santo.
• Revisitar o coração pastoral de Dom Bosco e a acção formativa proposta por ele com os primeiros colaboradores e depois salesianos.
• Viver uma experiência pessoal e comunitária de motivação afectiva, espiritual e pastoral com Dom Bosco, pai do próprio carisma e da própria missão salesiana num contexto de acolhimento sereno e comunitário e de abundantes oportunidade de diálogo e interiorização e contemplação.

Os “Lugares Salesianos” representam um precioso matrimónio da congregação e da Família Salesiana. São os lugares onde Dom Bosco, sob a acção do Espírito Santo e guiado pela presença materna de Maria amadureceu todas as grandes intuições proféticas. Procura-se conservar a característica da “memória e profecia”, lugar de reevocação e dos acontecimentos de uma história que continua. São os lugares mais adaptados para ajudar os jovens a crescer na espiritualidade juvenil salesiana e amadurecer as escolhas de vida.
É de considerar os elementos caracterizantes dos lugares salesianos: o acolhimento e a hospitalidade; a ajuda a descobrir a mensagem do carisma salesiano através dum serviço qualificado de guias e de subsídios; uma forte experiência sacramental (Eucaristia e Reconciliação)
Por isso fazemos um apelo aos Provinciais para que, com generosidade e coragem, saibam escolher algum irmão que fique um ou dois anos em Valdocco o no Colle para ajudar na animação dos lugares e dos grupos, e saiba trabalhar em equipe para uma formação permanente dos irmãos e da Família Salesiana. Obrigado.
Boa Noite.
Pe. Pietro Migliasso
Provincial ICP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀