EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CG26 – LEIA

Iniciamos mais uma semana de trabalho. Domingo, um grande número de capitulares participou da missa de Ramos na Praça de Pedro, presidida pelo Papa Bento XVI. Os demais concelebraram com o Reitor-Mor, na Pisana.

Nesta segunda-feira, iniciamos as atividades do CG26 com a leitura e aprovação da ata. Em seguida alguns técnicos nos explicaram como funciona o sistema de voto eletrônico. No final do dia, vamos votar algumas questões apresentadas pela “Comissão Jurídica”.

Antes do intervalo da manhã, que acontece sempre por volta das 10h30, os relatores das 4 Comissões que estudam o tema do Capítulo: “Da mihi animas cetera tolle”, apresentaram a síntese sobre o Núcelo 5: “Novas fronteiras”. É bom dizer que as equipes foram aos poucos assimilando a metodologia de trabalho e isso ajudou bastante, seja na objetividade das propostas seja no tempo utilizado para a exposição.

Ao retornarmos do intervalo, abriu-se o debate sobre a primeira redação do Núcleo 1: “Retorno a Dom Bosco”.

Pausa para o almoço e prática de esportes.

Na primeira parte dos trabalhos vespertinos abriu-se o debate sobre o Núcleo 3: “Necessidade de convocar”. Vários capitulares se inscreveram e apresentaram as próprias intervenções.

No último tempo de trabalho da tarde foi feita a leitura da ata aprovada unanimemente por todos os presentes. Em seguida procedeu-se a votação das questões estudadas pela Comissão Jurídica: a) as três regiões da europa; b) a animação da Família Salesiana por parte do vigário do Reitor-Mor; c) os dicastérios para a pastoral juvenil, para a comunicação e para as missões; d) a avaliação das estruturas de governo da congregação como tarefa para o CG27.

Devido à agilidade da votação ganhamos uma hora a mais e fomos diretamente para as comissões a fim de concluir o trabalho de estudo da primeira redação do Núcleo 1.

Esta manhã, retornou à Pisana o P Lorenzelli, Inspetor da Ligúria e da Toscana. O mesmo havia viajado para Gênova porque a mais de 4 dias o seu pai sumiu de casa. Ele tem 93 anos. Até agora a família não conseguiu nenhuma pista de onde ele poderia se encontrar.

Como todos podem perceber o trabalho é exigente, mas o clima fraterno, a partilha, a amizade, o enriquecimento mútuo são elementos que caracterizam esta experiência que o Reitor-Mor quis definir como um “momento carismático” privilegiado.

Enquanto no Brasil os ponteiros marcam 17h36, aqui são 22h34. O sono está chegando. Boa leitura e boa noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀