EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CG26 – HOMILIA DE DOM ANGELO AMATO

IV Domingo da Quaresma – Ano A
Roma, 2 de março de 2008

ƒÈƒnAngelo Amato, SDB

Estamos na metade da Quaresma. Hoje é o domingo “laetare”, um domingo que nos convida à alegria e ao júbilo: “Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estão tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações” (Is, 66,10).

É possível estar alegres na Quaresma? Sim, porque estamos na proximidade da Páscoa, porque o Senhor Jesus está conosco aqui reunidos na oração, porque Ele está presente no sacramento da Eucaristia. Ainda mais, Ele está presente com a sua palavra e o seu ensinamento.

Para nós salesianos, a alegria provém, também, deste importante acontecimento do Capítulo Geral, que para a Congregação constitui uma etapa significativa da nossa vida de comunhão fraterna, para o nosso apostolado e para nossa santificação.

Por isso é muito oportuna, hoje, a meditação da página evangélica que fala da cura do cego de nascença. Trata-se de um milagre, que antecipa o grande acontecimento da ressurreição, que é a total recuperação da humanidade da escravidão do pecado e da morte.

Na frente do cego, enquanto os discípulos perguntam-se quem pecou, se ele o os pais dele, Jesus, ao contrário, não resolve só a disputa teórica – nem ele nem os pais dele pecaram – mas passa a agir, sanando o infeliz. Assim Ele confirma ser o Logos criador. Como da lama criou o primeiro homem, assim com a lama dá de novo a vista ao cego. Readquirindo a vista, percebendo a luz o cego renasce, assim como somos acostumados a dizer quando nasce uma criança: “Veio à luz”.

A entrada na vida é, de fato, a entrada na luz. Curando o surdo-mudo, Jesus lhe abriu o ouvido aos sons da natureza e às palavras dos seus familiares; curando o cego, o nosso Redentor dá a ele um dom ainda maior: aquilo da luz, das cores, dos rostos dos seus queridos, do maravilhoso espetáculo da natureza em toda sua multíplice beleza e inspiração. Mas, sobretudo, o cego pode ver o rosto do seu curandeiro, melhor, do seu divino Criador.

Trata-se de um milagre especial, que João coloca come ensinamento para nós. A cura do cego, de fato, é uma lição. Não se trata somente da história de um homem curado da cegueira física; é também a história de um homem iluminado por Aquele que é a luz do mundo. Existe um contraste paradoxal entre o cego curado e os fariseus. Os fariseus tinham uma vista perfeita, mas não reconheceram Jesus. Por isso são chamados de cegos.

Além da cegueira física, de fato, existe aquela espiritual, que impede ver a presença de Deus na nossa história pessoal e comunitária. A cegueira espiritual ignora a providência divina e nos faz caminhar na escuridão. No lugar de proceder à luz fulgurante do sol da verdade que é Jesus, freqüentemente preferimos caminhar sob a fraca chama de um fósforo.

Jesus nos convida a acolher a sua luz, a readquirir nossa visão espiritual, aquela interior, a luz da fé, que abre os horizontes da nossa racionalidade, abrindo-os ao conhecimento de Deus, ao reconhecimento da presença entre nós, da sua graça eficaz em nós.

O Senhor quer curar nossa cegueira, devolvendo-nos esta visão espiritual. Lembro aqui o episódio desconcertante do Antigo Testamento, aquilo da jumenta do profeta Balaão. Enquanto a jumenta via o anjo do Senhor, que obstruía continuamente o caminho, o profeta não via ninguém e espancava o pobre animal pelos desvios, que aconteciam aparentemente sem motivo. Não suportando mais esta injusta punição, a jumenta falou (é o segundo animal, depois da serpente do Gênesis, que fala na Bíblia): o que foi que eu fiz, porque me espanca? Eu sempre te obedeci. Não posso continuar, porque o anjo do Senhor me impede de caminhar. Neste momento, finalmente, abriram-se os olhos também do profeta e viu o anjo (Nm, cap. 22).

Em conclusão o anjo via o obstáculo na estrada e o profeta, ao contrário, não enxergava nada. Faltando-lhe esta visão espiritual ia, inconscientemente, encontro aos perigos.

O escurecimento da visão espiritual interessa não somente o profeta, mas também a nós. Talvez esta leitura espiritual do trecho de João sobre a cura do cego de nascença não seja arbitrária. O mesmo Senhor no-lo explica, quando, na Apocalipse, faz-nos esta repreensão: Tu és tépido, cego e nu. Te aconselho a comprar o colírio para ungir os teus olhos e recuperar a visão (cf. Ap 3,17-18). Precisa recuperar a visão espiritual, isto é, precisa abrir-se à visão das coisas de Deus.

Não devemos desanimar diante desta queixa por parte do Senhor, porque Ele, sempre na Apocalipse, nos tranqüiliza dizendo:
“Eu repreendo e castigo todos aqueles que amo. Portanto seja fervoroso e mude de vida. Eis que estou à porta e bato” (Ap 3, 19-20).

A Quaresma é o tempo oportuno para recuperar a visão espiritual, aquele famoso ‘terceiro olho’ que indica a capacidade de perceber a presença de Deus, de captar os sinais da sua vontade, de sintonizar-nos na frequência da Palavra de Deus e não nas vazias opiniões dos homens.

Jesus nos cura de nossa cegueira espiritual, assim como um dia abriu os olhos a Zaqueu para que ficasse curado da sua costumeira injustiça; abriu os olhos da Samaritana para que retomasse o reto caminho; abriu os olhos ao bom ladrão para que tivesse confiança na misericórdia do Senhor; abriu os olhos a Pedro para que reconhecesse a renegação dele; abriu os olhos a Tomás para que tivesse plena confiança nele. Todos eles acolheram com humildade e fé o convite a conversão.

Sem fé permanecemos na escuridão mais profunda e arriscamos perder a orientação. A fé, ao contrário, é aquela luz que nos ajuda a enxergar o que é verdadeiro, o que é justo, o que é bom, o que é belo. É Jesus a nossa luz: “Aqueles que me seguem nunca andarão na escuridão, mas terão a luz da vida”.

oOoOo

O Capítulo Geral é uma etapa de fé, uma etapa de discernimento à luz da verdade de Jesus, via verdade e vida.

Garanto-vos a minha oração para o vosso trabalho. Como vosso irmão e bispo, quero lembrar quanta confiança o Santo Padre e toda Igreja colocam no apostolado salesiano, que envolve o mundo inteiro e leva alegria e esperança a tantos jovens, necessitados de instrução, de educação, de formação cristã. Como Dom Bosco, continuamos a nobre tradição de fidelidade à Igreja, de obediência ao Santo Padre, de colaboração com os Bispos, de diálogo e de colaboração com todos os homens de boa vontade.

O magistério da Igreja é, hoje, um extraordinário protagonista do bem em iluminar a humanidade inteira sobre algumas fundamentais verdades humanas, como o amor, a acolhida, o cuidado e a defesa da vida, de cada vida, preciosa em si mesma, para que a qualidade da vida coincida com a vida mesma, que contém em si a sua suprema qualidade.

A obediência ao magistério – como queria Dom Bosco – nos ajudará a percorrer na luz da verdade o nosso caminho apostólico, para enfrentar o grande desafio da emergência educativa dos jovens. O nosso Reitor-Mor nos ofereceu, neste ano, uma maravilhosa estréia precisamente sobre a nossa tarefa educativa.
Façamos tesouro disso.

Desejo a vocês tanta alegria e tanta serenidade nos vossos diálogos e nas vossas deliberações, para que possam levar, a todos os irmãos, novo impulso apostólico e estímulo à própria santificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀