Humaitá/AM – À Véspera da realização no Brasil de uma importante conferência da ONU – Organização das Nações Unidas: a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Como a Conferência acontecerá no Rio de Janeiro há exatos 20 anos, precedida de outra conferência internacional que tinha como objetivos semelhantes: a ECO 92, também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente. Por isso apelidada de Rio+20. Nesse clima foi realizado nesta terça, 5 de junho, com Centro do Menor e demais Instituições do município de Humaitá, o Dia Mundial do Meio Ambiente , a comemoração foi intensificada com. Durante este dia diversas ações ocorreram por conta desta data. A prefeitura com suas secretarias se encarregaram de dar o suporte necessário para atividades pontuadas, assim como, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Marinha e Exercito deram a sua contribuição.
Na parte da manhã os alunos e alunas do Centro do Menor e Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem devidamente equipados com o material de segurança, protagonizaram o evento de coleta de lixo na Orla da Cidade. Durante pouco mais de uma hora de atividade muito entulhos e resíduos sólidos foram recolhidos e colocados em um caminhão preparado para recebê-lo e dar devido condicionamento. Logo após os meninos e meninas puderam desfrutar e apreciar a belíssima paisagem do Rio Madeira com sua pujança que passeia soberano frente a Humaitá e que também sofre com a poluição às suas margens.
Pela parte da tarde, o evento com a participação das escolas da cidade, Instituições e o povão fizeram uma pedalada chamando atenção dos populares para a preservação do meio em que vivemos. Não sujando os espaços públicos, não ateando fogo em lixo doméstico e, sobretudo, cuidando da nossa água através de rios e córregos que cortam a cidade. O não respeito a estes ambientes pode ocasionar a morte desses bens. A pedalada iniciou na Praça Benjamin Constant com a plantação de duas mudas de Mangabeira na referida Praça pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente e em seguida a atividade tomou as ruas de Humaitá.