EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Centro de referência recebe o nome do padre Ricardo Lorenzoni

Nesta quarta feira, dia 22 de agosto, a comunidade salesiana de Manicoré- AM, participou da inauguração da nova sede do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Na solenidade estiveram presentes diversas autoridades municipais e estaduais, entre elas destaco: o Sr. Prefeito Municipal Lúcio Flávio do Rosário, o Ex- prefeito Manoel Galdino, vereadores, o Vice Governador do Estado Sr. José Melo, a Secretária de Assistência Social Regina Fernandes, O dep. Silas Câmara, entre outros.

P1210052Convidado pela autoridade municipal, o salesiano José Ivanildo proferiu o seguinte discurso sobre a figura do padre Ricardo Lorenzoni, que dá nome ao prédio

Meus amigos e minhas amigas, senhores, senhoras, autoridades, Bom Dia!

Padre Ricardo Lorenzoni, com quem tive o prazer de conviver nos seus últimos anos de vida, nasceu no dia 13 de julho de 1915 no estado de Torelesse, Itália. Entrou no aspirantado Salesiano aos 11 anos de idade e fez sua primeira profissão religiosa no dia 16 de agosto de 1934. Foi ordenado presbítero no dia 24 de junho 1945 em Monteortone. Chegou ao Brasil no dia 25 de setembro de 1958 como missionário.

Trabalhou em Manicoré em três momentos: de 1963-1967, como padre itinerante; de 1969-1975, diretor e pároco, novamente de 1979-1987 encarregado e pároco; 1995-2006 esteve em Ananindeua, estado do Pará, onde exerceu a função de confessor e capelão do hospital Anita Gerosa. Faleceu na mesma cidade no dia 02 de maio de 2006. Padre Ricardo completaria 91 anos de vida, 48 anos de chegada ao Brasil, 72 anos de vida religiosa, 66 de profissão perpétua e 61 anos de ordenação presbiteral.

A honra que hoje o poder público lhe presta dando seu nome a este Centro de Referencia de Assistência Social é um justo reconhecimento ao seu trabalho incansável como pastor preocupado com a formação cristã e cidadã dos Manicoreenses.

Muitos dos senhores e senhoras aqui presentes, são testemunhas das diversas iniciativas promovidas por este padre salesiano: visitas as comunidades ribeirinhas, atividades esportivas ao redor da igreja matriz, o pioneirismo em palestras preventivas ao consumo de drogas e a educação sexual na década de 70, atividades teatrais, associacionismo juvenil, catequese, os grupos de reflexão da Boa Nova, etc.

JUSALE, MOJUMA, JUCRIVA, não são apenas siglas, são movimentos desencadeados pelo seu espírito apostólico que fazem parte da história deste município e que formaram uma geração de administradores públicos, pais, mães de família, pessoas de bem. Cito aqui como exemplo o senhor ex-prefeito Manoel Galdino, catequizando, coroinha e coordenador de movimentos juvenis nos tempos de Padre Ricardo.

A Inspetoria Salesiana da Amazônia, que iniciou neste 16 de agosto o biênio preparatório ao cem de anos de sua presença nesta região, a nossa comunidade Salesiana local, que celebrou ano passado 50 anos do carisma de Dom Bosco em Manicoré, apresentam a figura do padre Ricardo como estímulo profético a esta cidade.

Estimulo aos homens e mulheres de boa vontade que trabalham neste delicado e precioso mundo do controle social, do serviço e cuidado com a vida, especialmente as que se encontram em situação de maior vulnerabilidade; profecia porque nos aponta que o caminho da promoção humana não pode ser mero assistencialismo, é a apelo evangélico pelo Bem Viver de todas as gentes, atitude de quem vislumbra e torna possível o Reino de Deus, aqui, entre os homens.

Nós filhos de Dom Bosco agradecemos esta homenagem e mais uma vez nos comprometemos como o povo Manicoreense, especialmente com os adolescentes e jovens que são a razão de nossa consagração e seguimento de Jesus Cristo, e a quem continuamos a servir por meio de diversas atividades paroquiais: da Farmácia Verde, do Centro Juvenil Salesiano, do acompanhamento e formação de grupos juvenis. A Virgem Auxiliado e padre Ricardo Lorenzoni, que escolheu esta terra por sua nação, sua pátria, sua cidade, intercedam por nós! Assim seja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀