EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Celebrando os 51 anos da Missão Salesiana de Maturacá – 1956-2007

Celebração: “51 anos da vida, doação e missão” – Esse foi o tema da missa celebrada na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em comemoração ao Jubileu de ouro da chegada dos missionários salesianos em Maturacá e também pelos 08 anos da Paróquia. Estavam presentes padres, religiosos, seminaristas da Congregação. A celebração eucarística aconteceu no dia 24 de maio de 2007 e reuniu centenas de fiéis dos Xaponos Maturacá e Ariabu, Auxiliadora, Pelotão e Ypixuna.


Durante a missa, várias homenagens fizeram a história desses missionários pertencentes a Congregação Salesiana, que compreende a região Amazônica e que por aqui passaram e até hoje realizam seus trabalhos com a esperança de um mundo mas digno. Dom Bosco fundador da Congregação foi homenageado onde a imagem foi trazido por dois tuxauas.


Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi a entrada dos quadros dos santos, Dom Bosco e Maria Auxiliadora trazidos pelos alunos da escola. Os missionários já falecidos também foram lembrados através de jovens que usavam pinturas no rosto e traziam cartazes com os nomes dos missionários.



“Foi muito gratificante e emocionante receber os missionários salesianos em nossa Paróquia. E mais ainda foi celebrarmos junto esse momento único para a história da nossa Igreja e da Congregação, destacou o pároco, Pe. João Batista.



Na homilia, Pe. João que é responsável da comunidade religiosa, destacou a chegada dos primeiros missionários salesianos em Maturacá e o carinho com que foram recebidos pelo então bispo de São Gabriel da Cachoeira, Dom Miguel Alagna, pelas autoridades e pelo povo.



Pe. João Batista lembrou dos trabalhos incansáveis dos missionários que atuaram na missão e suas respectivas características de trabalho, “como não lembrar a capacidade organizativa do Pe. Antonio Góis, o amor e o carinho para com os necessitados do Pe. José Schineider, o ardor missionário do Pe. Afonso Casasnovas, do Pe. Luiz Di Stefano, Pe. Pedro Duranti Pe. Carlos Galli e demais salesianos.



É nesse sentido que os salesianos sempre acompanham as vicissitudes e necessidades do povo realizando obras e promovendo eventos. Tanto que esta missão de Maturacá foi crescendo pela força do amor e do ardor missionário. Desde que os salesianos assumiram esta missão, aos 24 de maio de 1956 – eles perceberam que a educação era o grande desafio a ser enfrentado.



Mas não podemos reduzir o trabalho dos salesianos só ao social. Eles sempre se preocuparam na formação humana e cristã. No relatório da visita canônica (do Bispo) da Diocese, concluída há pouco tempo, o bispo deixou escrito que a missão salesiana é uma comunidade viva e bem assistida. Destacando, em particular o “clima de união e de espiritualidade”.



Obrigado por tudo…Queremos continuar essa história com vocês…”Porque estamos convencidos de que o Espírito Santo quer realizar conosco ainda grandes coisas”.
Bandeira do Brasil, da Itália e de Maturacá representavam à trajetória desses missionários que deixaram sua terra natal para propagar a fé em Deus em terras brasileiras.



As comemorações do Jubileu de Ouro em Maturacá, foram iniciadas com o Fórum Social que trouxe o tema: “51 anos comprometidos com a evangelização e promoção humana”.



Pe. João Batista, sdb



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀